Cidadeverde.com

STF autoriza quebra de sigilos bancário e fiscal de Janones

Imprimir

Foto: Divulgação/ Câmara dos deputados

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones (Avante-MG) e de parte dos assessores que trabalham para ele na Câmara dos Deputados.

A medida foi definida nesta terça-feira (20) e atende a um pedido da Polícia Federal (PF), que investiga um possível desvio de salários de servidores do gabinete de Janones. A suspeita é de que funcionários devolviam parte dos salários que recebiam, situação conhecida como "rachadinha".

Com a medida, registros bancários e de transferências poderão ser acessados pelos investigadores.

No inquérito, a PF afirma haver indícios de corrupção e justifica a necessidade de acesso aos documentos com base em evidências de que a equipe de assessores apresentou relatos diferentes nos depoimentos.

O caso veio à tona após divulgação de um áudio do parlamentar, que cobrava o repasse de salários dos assessores em 2016.

O SBT News entrou em contato com a assessoria da Janones para consultar se há algum posicionamento sobre a decisão, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

À época em que o pedido da PF chegou ao Supremo, em 30 de janeiro, o deputado afirmou que o movimento causa "estranheza" por ter colocado as informações disponíveis desde o início da investigação, mas que não chegou a ser ouvido. "Sigo absolutamente confiante que serei absolvido", disse.

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais