Cidadeverde.com

Vídeo mostra momento em que atirador executa aluno à tiros dentro de escola pública no Grande Dirceu

Imprimir

 

Por Marina Sérvio

Atualizada e ampliada às 10h03

Câmeras de segurança registraram o exato momento em que o aluno Marciel Medeiros da Silva, de 18 anos, foi executado a tiros dentro do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina. 

O coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Barêtta, informou que já identificou o autor dos disparos e espera prender o homem nas próximas horas. Ele não revelou a identidade do suspeito, só que se tratar de um homem com mais de 18 anos.

Na imagem, diversas pessoas aparecem saindo da unidade caminhando no sentido da porta da escola, Maciel vem logo atrás quando é abordado pelo criminoso. O aluno chega a olhar na direção do homem que começa a efetuar os disparos de arma de fogo. Marciel cambaleia, cai por cima de uma moto e depois atinge o chão, aparentemente inconsciente. O assassino faz mais um disparo e corre em fuga.

"Fizemos um levantamento vasto e rápido e já temos identificado o autor material dos disparos. Estamos tentando prendê-lo em flagrante nas próximas horas, mas não for possível, vamos usar uma medida cautelar ", afirmou delegado Barêtta.

 

 

Foto: Roberto Araújo/ Cidadeverde.com

 
O suspeito usava um capacete durante toda a ação e pelo vídeo é possível ver que ele já estava dentro da unidade escolar.

O delegado Baretta acrescentou que o crime não tem relação com o ambiente escolar e o atirador aproveitou o momento da saída dos estudantes para ter acesso à vítima.

"Matar a vítima dentro do colégio foi o meio e a oportunidade que o atirador planejou. Foi o local que ele achou que a vítima estava mais desprotegida. Iria acontecer ali ou nas proximidades da escola", explicou.

A vítima completou 18 anos no último dia seis de fevereiro e teria "uma inclinação para o submundo do crime ", nas palavras do delegado Baretta.

"Tivemos acessos a um vasto material que mostra um certo galanteio da vítima a uma determinada facção criminosa. Em outros materiais ele também zombava de rivais", analisou.

Marciel foi morto na tarde desta quinta-feira (22) e, segundo os investigadores do DHPP foi alvejado por três disparos de arma de fogo que atingiram o tórax da vítima. 

A Secretaria da Educação informou que as aulas na escola estarão suspensas nesta sexta (23), que está contribuindo com as investigações e que equipes multidisciplinares oferecerão auxílio à comunidade escolar (Veja nota completa ao final da reportagem).

De acordo com informações dos investigadores do DHPP a vítima já tinha sido apreendida por receptação. Ele completou 18 anos há duas semanas.

Nota da Seduc na íntegra  

A Secretaria de Estado da Educação lamenta o falecimento do jovem Marciel Medeiros Silva e se solidariza com os familiares e com a comunidade escolar.

A Seduc comunica que as aulas na escola estão suspensas nesta sexta-feira e informa que está colaborando com as investigações conduzidas pela Secretaria de Segurança Pública.

Destaca ainda que as equipes multidisciplinares da Seduc (Sede e 21ª GRE) prestarão assistência integral à comunidade escolar e as ações de orientação e prevenção seguem intensificadas, o que já vem ocorrendo desde o início dessa gestão, com a execução do Plano de Segurança e Cultura de Paz nas escolas, construído por várias entidades sob a liderança da Seduc e da SSP.