Cidadeverde.com

Estudante do Piauí supera 6 mil jovens de vários países e conquista vaga em programa internacional

Imprimir

Foto: Arquivo Pessoal

Por Bárbara Rodrigues

Estudante de escola pública e do interior do Piauí, Lorrany Soares Ribeiro, de 16 anos, conseguiu vencer mais de 6 mil estudantes de 18 países e conquistou uma vaga em um intercâmbio que irá fazer em julho deste ano no programa AFS Global STEM, na cidade de Houston, nos Estados Unidos. O programa de intercâmbio oferece 150 vagas que são distribuídas para vários países, e apenas 10 brasileiros foram escolhidos para essa oportunidade. A estudante disse que durante sua participação no programa espera criar um projeto de impacto social.

Na cidade de Anísio de Abreu, a 576 km de Teresina, Lorrany estuda no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Letícia Macêdo. Ela está no 3º ano, e afirmou que apesar de muitas dúvidas e incertezas, pretende estudar na área de STEM, que engloba as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Com o sonho de fazer um intercâmbio, ela decidiu procurar por programas em que pudesse se candidatar. Uma amiga indicou o programa “AFS Global STEM Academies”, que oferece um intercâmbio educacional com todas as despesas pagas na cidade de Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos. 

“Uma colega minha que conheci no programa Jovem Senador do ano passado compartilhou essa oportunidade comigo, e decidi me inscrever. Quando tomei essa decisão, foi uma loucura, pois faltava apenas uma semana para o fim das inscrições. O processo foi dividido em duas etapas: na primeira, eu enviava redações pessoais, descrevia meus extracurriculares e respondia a três perguntas sobre sustentabilidade, diversidade e o porquê daquela oportunidade ser importante para mim. Além disso, tive que enviar documentos como certificados de saúde, carta de recomendação, histórico escolar e autorização dos pais”, disse a estudante ao Cidadeverde.com.

Foto: Ascom/Seduc

Ela afirmou que após a inscrição, se dedicou ao máximo para passar em todas as etapas. “Alguns dias depois fui chamada por e-mail a comparecer à entrevista online do programa com perguntas em inglês e português. Passei 10 dias me preparando para as perguntas e estudando o que eu poderia falar de melhor para assim obter minha seleção”, explicou.

No dia 16 de fevereiro ela acabou descobrindo que havia sido selecionada entre 6 mil estudantes de 18 países que se inscreveram.

“Para mim foi um choque, a sensação foi de sonho realizado. Desde que recebi a notícia, recebo muito carinho de familiares, pessoas da minha cidade e de outros lugares do Piauí e Brasil. Estou muito ansiosa para a minha ida à Houston, e tenho certeza que será uma experiência transformadora viajar para outro país, conhecer outras culturas, outros modos de vida”, declarou.

Essa será a primeira viagem internacional dela, que ocorre no dia 2 de julho deste ano, onde ela vai ficar um mês em Houston. Durante o intercâmbio, os selecionados irão fazer serviços comunitários e visitar operações locais inovadoras e focadas em sustentabilidade para conhecer de perto como empresas e organizações estão usando as habilidades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática), na prática. Lorrany e os demais selecionados ficarão alojados em dormitórios na Universidade de Houston.

Lorrany afirmou que possui um inglês intermediário e que pretende estudar ainda mais para ficar fluente. A estudante disse que durante sua participação no programa espera criar um projeto de impacto social.

“Ficarei cerca de 1 mês em Houston, no Texas. Lá irei aprimorar meus conhecimentos em STEM, sustentabilidade e inovação social, e junto com outros colegas globais criarei meu próprio projeto de impacto social. Apesar do programa custear grande parte da viagem. Eles não cobrem custos como: vestimentas, despesas de viagem ao consulado regional para obter um visto e quaisquer outros ‘pequenos’ custos. Então eu espero receber um auxílio do governo que possa me ajudar financeiramente nesses casos”, afirmou.

Para aqueles que buscam também um intercâmbio ou possuem outro tipo de sonho, a jovem de apenas de 16 anos afirmou que é preciso acreditar em si mesmo antes de tudo.

“Acredite e busque pelos seus sonhos. Venho de uma cidade pequena, grande parte da minha vida estudei em escola pública, e apesar de ter o apoio da minha família e de pessoas próximas, fui muito desencorajada e ironizada por pessoas com visão limitada sobre a vida, que me diziam para desistir do meu sonho de conhecer outro país. No entanto, em meio às críticas, nunca parei e sempre corri atrás do que me fascina. Hoje, estou com minha viagem marcada para os Estados Unidos”, finalizou.

Com apenas 16 anos, a jovem tem se destacado na sua vida como estudante.  Em 2023, Lorrany foi escolhida como representante do Piauí no Programa Jovem Senador, do Senado Federal, ela também foi medalhista de bronze na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” e foi selecionada no Programa Futuras Cientistas.

AFS Global STEM Academies 

O Programa AFS Global STEM Academies é uma ferramenta mundial que proporciona aprendizados diversos aos participantes, de todo o mundo. O intercâmbio é responsável por estimular estudantes ao desenvolvimento de conhecimentos sobre sustentabilidade e habilidades STEM.

Ao final do programa, os bolsistas recebem o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social, concedido pela organização AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia (EUA), responsáveis por todo o conteúdo da iniciativa.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais