Cidadeverde.com

Estudante de Floriano, filho de lavradores faz vaquinha para cursar mestrado em Odontologia em São Paulo

Imprimir

Foto: Reprodução / Redes sociais

Por Adriana Magalhães

O cirurgião-dentista Samuel Campos Sousa, 22 anos, criou uma vaquinha virtual para realizar o sonho de cursar mestrado em São Paulo. O jovem mora em Floriano e é filho de um casal de lavradores, que trabalha no cultivo da cana-de-açúcar e na produção de cachaça para criar oito filhos. Samuel é o quinto filho do casal e o único, até agora, a cursar uma faculdade e conquistar um diploma de curso superior.

Agora, o jovem foi aprovado no mestrado em Odontologia da Universidade Estadual Paulista e recorreu as rede sociais para mostrar a origem da família e pedir ajuda para realizar o sonho. Ele precisa de cerca de R$ 6 mil para bancar os custos com a mudança do Piauí para São Paulo e, ainda, se instalar na cidade. Nas redes sociais, ele mostra a rotina do pai José Amilton Sousa moendo cana.

 

 

O jovem sonha em se tornar professor na área, por isso decidiu fazer o curso de pós-graduação. A escolha pela instituição tem uma justificativa.

"Adoro cuidar de criança. Tenho vontade de me especializar para atender pacientes com necessidade especial, por esse motivo eu escolhi a Universidade Estadual Paulista, por ser referência nesta área", explicou o acadêmico.

Samuel embarca para realizar seu sonho nesta terça-feira (27), para iniciar o curso na próxima segunda-feira (04).

"Minha passagem eu já consegui, já está agendada para amanhã de manhã, devido o tempo de viagem. Preciso estar lá na sexta-feira, para realizar a matrícula que só pode ser feita presencialmente", disse.

A vida sempre foi um grande desafio para Samuel. 

"Eu sempre gostei muito de estudar e sempre quis mudar aquela minha realidade. Eu pensava em crescer e vi essa oportunidade na educação. Eu tenho três irmãos mais jovens, que ainda estudam, e tento incentivá-los a me acompanhar nesse processo de mudança", disse.

A realidade a que Samuel se refere é muito dura. Segundo ele, o pai e seus sete irmãos acordam ainda durante a madrugada para cuidar da propriedade rural da família.

"Meu pai perdeu a mão trabalhando no engenho, meu irmão perdeu o braço nesse mesmo engenho. Minha mãe ficou traumatizada com os dois acidentes, já tentou mudar o tipo de trabalho na nossa propriedade, mas, infelizmente, ela não conseguiu", lamenta.

Foto: Reprodução / Redes sociais

A família trabalha de domingo a domingo e Samuel sonha em dar uma vida mais tranquila para os pais e os irmãos.

"O trabalho começa às 3h, durante a semana. E aos finais de semana eles tentam vender aquilo que produziram nas cidades próximas. Meu pai tem um carro velhinho e sai com meu irmão mais novo para fazer a venda", explica.

A busca por educação de qualidade tirou Samuel da casa dos pais muito cedo. Assim que concluiu o ensino fundamental, o jovem buscou uma escola que pudesse lhe garantir uma boa formação.

'Depois que conclui o ensino fundamental, eu fui para o ensino médio e não queria estudar numa cidade pequena, porque sabia que o ensino é mais precário. Eu queria um ensino um pouco melhor e consegui uma vaga no Instituto Federal do Maranhão, na cidade de São João dos Patos. Lá fiz o ensino médio e de lá já sai aprovado para a faculdade de odontologia, que fiz com bolsa do Fies", relembra.

Samuel concluiu a graduação em dezembro de 2023 e em fevereiro deste ano participou da solenidade de formatura ao lado dos pais.

"Fui homenageado na formatura, pelo melhor coeficiente da minha turma. Conquistei a nota 9,4", comemora.

Além dos custos para chegar e se manter em São Paulo, Samuel tem o desafio de pagar o Fundo de Financiamento ao Estudante (Fies), que fez para cursar sua graduação.

"O custo de vida em São Paulo é alto. Além de me manter preciso pagar as prestações do financiamento. Espero conseguir uma bolsa na universidade ou conseguir um trabalho para me ajudar a pagar todos esses custos", finaliza.

Samuel está recebendo doações por meio da chave PIX: CPF 62241562394

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais