Cidadeverde.com

MPE e Sejus discutem ações de gerenciamento de crise e novos protocolos para presídios

Imprimir
  • presos1.jpg Ascom/Sejus
  • presos5.jpg Ascom/Sejus
  • presos4.jpg Ascom/Sejus
  • presos3.jpg Ascom/Sejus
  • presos2.jpg Ascom/Sejus
  • presos7.jpg Ascom/Sejus
  • presos6.jpg Ascom/Sejus

 


Por Yala Sena 

Representantes de várias entidades que trabalham com o sistema prisional estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (26) para tratar sobre gerenciamento de crise nos presídios do estado. Um dos temas é a definição de novos protocolos para ter acesso e atendimento nas unidades prisionais e capacitação dos gestores. 

O secretário Estadual de Justiça, coronel Carlos Augusto Gomes de Sousa, disse que o governo apresentou informações para as entidades e já tem um plano operacional e de recuperação dos presídios.

O sistema prisional do Piauí enfrenta a superlotação com 6.500 presos para uma capacidade de apenas 3.100 vagas. Recentemente, 17 presos do presídio de Bom Jesus fugiram quebrando cadeados e 11 continuam foragidos. 

Coronel Carlos Augusto disse que a Sejus vem buscando melhorar as estruturas dos presídios a adotando de serviços exigidos pelo CNJ que são sala de aula, setor de odontologia, assistência médica, sala de audiências virtuais. 

“O Ministério Público Estadual nos chamou para discutir o enfrentamento, gerenciamento e negociação em crises, com ênfase nos sistemas de segurança pública e prisional, especialmente nos aspectos práticos relativos à fase de resposta. É preciso adotar novos protocolos para os internos principalmente no que diz respeito as visitas e a segurança dentro dos presídios”, disse o secretário.

Durante todo o dia, o MPE e o Sejus vão estar reunidos para definirem ações para o gerenciamento de crise. 

Participam da reunião, representantes do Corpo de Bombeiros, promotores, diretores de presídios e da Sejus. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais