Cidadeverde.com

Codevasf instala 186 banheiros secos em oito municípios do semiárido piauiense

Imprimir

Foto: Ascom/Codevasf

Em quatro meses, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já instalou 186 módulos sanitários de desidratação em oito municípios piauienses. A nova tecnologia melhora a realidade de inúmeras famílias do semiárido em um cenário que aponta o Piauí como o estado que apresenta a maior proporção de moradores do país sem banheiro na residência, de acordo com levantamento divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Conhecido como banheiro seco, a nova tecnologia dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção dos dejetos em localidades sem acesso a saneamento. De setembro de 2023 a janeiro de 2024, a Codevasf viabilizou a instalação de módulos sanitários nos seguintes municípios: Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Santana do Piauí, São José e Sussuapara. Até março deste ano, há previsão de concluir a implantação de mais 47 unidades distribuídas nos municípios de Jacobina e São João do Piauí. 

A escolha dos núcleos familiares beneficiados com o módulo sanitário segue critérios de priorização dos municípios, de acordo com a localização no semiárido, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o déficit de banheiros em domicílios rurais, o que precariza a realização das necessidades fisiológicas por parte destas famílias. 

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, explica os benefícios do equipamento para as localidades beneficiadas.

“No ano passado, assinamos Termo de Responsabilidade com 10 prefeituras piauienses visando a instalação de 233 banheiros secos, processo que está em fase final. É uma solução sanitária não conectada à rede de esgoto que necessita apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos. Estas pessoas, que antes não tinham banheiro em casa, não precisam mais descartar dejetos em locais inadequados. Higiene também é saúde e qualidade de vida”, ressalta.

Como funciona

O funcionamento do módulo é por meio de receptáculo em sistema carrossel e uma janela que propicia a desidratação e a redução do volume em 90% dos resíduos fecais. O descarte do resíduo fecal pode ser feito de 2 a 4 meses pelo próprio usuário em vala rasa, bastando o usuário abrir a janela que fica fixada por meio de borboletas rosqueada na base do módulo. O tratamento da urina é por infiltração no solo.

Além do fornecimento e instalação dos módulos, a ação também contempla mobilização social, capacitação dos beneficiários e monitoramento para garantir o uso correto e melhor aceitação por parte dos beneficiários.

Levantamento do IBGE

Novo recorte do Censo Demográfico 2022, os dados do IBGE apontam que cerca de 5% da população do estado não tem banheiro ou sanitário no domicílio, um total de 164 mil piauienses, o maior indicador do país. Porém, em 12 anos, segundo a estatística, houve um aumento considerável de moradores com acesso a melhores condições sanitárias no Piauí, já que em 2010, o número de habitantes sem o cômodo chegou a 652 mil. Acre, Maranhão e Roraima também estão na lista de federações que mais registram ausência de banheiro em casa.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais