Cidadeverde.com

Brasil se aproxima de 1 milhão de casos e 200 mortes por dengue em 2024

Imprimir

Foto: Fiocruz

O Brasil está se aproximando da marca de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2024. Segundo dados do Ministério da Saúde, até segunda-feira (26), foram registradas 920.427 ocorrências prováveis da doença, aumentando o coeficiente de incidência para 453,3 casos por 100 mil habitantes. Em relação às mortes, 184 já foram confirmadas.

O estado de Minas Gerais continua liderando o número de casos prováveis de dengue, com pouco mais de 311 mil registros. Em seguida, aparecem São Paulo (161.397), Distrito Federal (98.169), Paraná (94.361), Rio de Janeiro (71.494), Goiás (54.540) e Espírito Santo (30.729). Do total de ocorrências, mais de 50% são mulheres.

Em meio ao cenário, seis estados decretaram situação de emergência: Acre, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Centros de Operações de Emergências (COE) de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, foram instalados na maioria dos estados, assim como tendas de atendimento.

Na última semana, alguns municípios iniciaram a vacinação contra a doença. Inicialmente, a aplicação está disponível para crianças de 10 e 11 anos, devendo ser disponibilizada para crianças de 12 anos a partir de março.

Enquanto o imunizante não está disponível para todos os públicos, o Ministério da Saúde recomenda a adoção de medidas preventivas para evitar o mosquito Aedes aegypti. Entre as orientações, está a eliminação de água parada nas casas.

Veja lista completa:

  • Substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia;
  • Deixar a caixa d'água tampada;
  • Manter limpas as piscinas;
  • Remover do ambiente todo material que possa acumular água, como pneus e garrafas;
  • Desobstruir calhas, lajes e ralos;
  • Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova e jogar as larvas na terra ou no chão seco;
  • Guardar baldes e garrafas com a boca virada para baixo;
  • Uso de telas nas janelas.

Devo usar repelente?

A resposta é sim. De acordo com o Ministério da Saúde, o uso é recomendado, sobretudo, em áreas de reconhecida transmissão da dengue. O produto deve ser aplicado nas áreas expostas do corpo, como braços, pernas e pés. Repelentes para uso no ambiente, como pastilhas e aparelhos elétricos, também são recomendados, já que afastam o mosquito.

Fonte: SBTNews

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais