Cidadeverde.com

Usuários denunciam falta de estrutura em paradas de ônibus; Strans informa licitação de novos abrigos

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima, Gorete Santos e Idria Portela (TV Cidade Verde) 

Usuários do transporte coletivo de Teresina denunciam as péssimas condições das paradas de ônibus na capital. Durante uma passagem da TV Cidade Verde por alguns pontos, foi possível constatar locais bastante danificados pela ação do tempo, sem coberturas, causando transtornos à população, principalmente durante o período chuvoso. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) relatou que uma licitação de novos abrigos está em análise. (Confira no final da matéria).  

“A situação piora porque alaga ali, aí tem a estrutura que não é bastante coberta. Eu acho bastante perigoso, tem estrutura que a gente senta nos bancos e é capaz até de a gente cair com o mau apoio”, disse um estudante.

“É decadente, parada quebrada, toda sucateada, é desse jeito”, completou outro usuário. 

No total, Teresina possui mais de 2 mil paradas de ônibus, sendo 55 delas estações que ficam nos corredores de tráfego, originalmente planejadas para proteger e fornecer mais conforto aos passageiros enquanto aguardam os ônibus.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o advogado e membro da auditoria popular do transporte público piauiense, Sammuel Santos, destacou que o poder público precisa garantir todos os acessos ao meio de transporte.

“A população fica abandonada; a política nacional de mobilidade urbana define que o poder público tem que garantir, e não só o ônibus, ele também tem que garantir os meios para as pessoas acessarem esse serviço. Então, quando não tem uma parada de ônibus, quando não tem uma sinalização adequada, quando não tem informação sobre a rota itinerária e quais linhas passam nesse local, você não tem o transporte público adequado para as pessoas”, pontuou.

Sammuel Santos ressaltou que a capital pode melhorar o serviço através de pequenas ações. 

“Teresina tem como sim melhorar o seu transporte público com pequenas ações. Agora, o poder público precisa ter vontade. O ponto de ônibus, a placa, a informação são aliados essenciais para esse acesso da população”, finalizou.

Em nota, a Diretoria de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que "já existe um projeto licitatório em andamento para a aquisição de cerca de 150 novos abrigos de passageiros que deverão ser instalados nas principais vias da cidade". O processo ainda está em fase de análise.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais