Cidadeverde.com

Alimentos ultraprocessados estão associados a 32 efeitos nocivos à saúde

Imprimir

Foto: Freepik

Os alimentos ultraprocessados, como barrinhas de cereais, hambúrgueres congelados e biscoitos recheados, estão diretamente relacionados a 32 efeitos nocivos à saúde. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores internacionais, publicado na revista acadêmica BMJ. Foram analisados dados de quase 10 milhões de pessoas.

Segundo o estudo, uma dieta rica em ultraprocessados pode resultar em danos à saúde física e psicológica. No caso da física, o consumo exagerado dos alimentos resulta em maiores riscos de doenças cardíacas, diabetes, câncer e morte precoce. Já na saúde psicológica, crescem em 48% as chances de desenvolver ansiedade e transtorno mental.

Isso porque, apesar de atraentes, os ultraprocessados são desbalanceados nutricionalmente e, geralmente, ricos em gorduras, açúcares ou sódio. O uso de corantes e nitratos também é famoso no tipo de alimento, o que acaba prejudicando a saúde.

“Essas descobertas fornecem uma justificativa para desenvolver e avaliar a eficácia do uso de medidas populacionais e de saúde pública para direcionar e reduzir a exposição alimentar a alimentos ultraprocessados para melhorar a saúde humana. Eles também informam e fornecem apoio para pesquisas mecanicistas urgentes”, diz o estudo.

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais