Cidadeverde.com

PMT cria medalha Francisca Trindade para condecorar ações em prol do direito das mulheres

Imprimir

Por Roberto Araujo

A Prefeitura de Teresina publicou decreto de criação da Medalha do Mérito Francisca Trindade. A medalha, que homenageia a ex-deputada federal piauiense falecida em 2003, tem por objetivo reconhecer o trabalho de pessoas, grupos, entidades ou organizações que tenham contribuído para promoção dos direitos humanos, da igualdade racial, do combate à discriminação, do fortalecimento da participação das mulheres na política e na promoção de políticas públicas.

O decreto institui que a medalha será outorgada em solenidade presidida pelo prefeito de Teresina e ocorrerá anualmente no dia 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. 

A medalha será concedida por decreto após aprovação do Conselho da Medalha do Mérito Francisca Trindade. O conselho será composto pelos secretários municipais de Políticas Públicas para Mulheres, de Governo, de Administração e de Cidadania. Também terá um representante indicado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

Homenagem

O nome da medalha homenageará Francisca Trindade, que foi vereadora de Teresina, deputada estadual e deputada federal do Piauí. A parlamentar morreu em 2003 vítima de um aneurisma. O decreto elenca a homenagem em consideração à trajetória de Trindade na sua atuação em prol dos direitos humanos e pela inclusão das parcelas mais vulneráveis da sociedade.

"[Considera] a trajetória exemplar de Francisca das Chagas da Trindade como líder social, ativista dos direitos das mulheres e da participação das mulheres na política, na sua histórica atuação em prol de políticas públicas de igualdade racial, justiça social, valorização, proteção e segurança da mulher", diz trecho do documento.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: