Cidadeverde.com

Polícia Ambiental apreende 50 aves silvestres em União

Imprimir

O Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu nesta segunda-feira (04) 50 aves silvestres em situação de cativeiro na cidade de União. A operação, realizada desde o período da manhã, se deu após denúncias anônimas nas redes sociais. 

De acordo com o major Fredson Abreu, a ação teve 13 residências alvos na zona urbana do município. As equipes realizaram o trabalho de fiscalização nos endereços após informes de aves sendo criadas em gaiolas. Cinco Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foram confeccionados. 

“As pessoas ligam para o batalhão, via whatsapp ou pelo nosso Instagram. Nós fazemos um compilado dessas denúncias, desses alvos e a gente mapeia e vamos fiscalizar essas residências. Através não só da parte repressiva, mas também de educação ambiental. Então a gente orienta sobre o trabalho do Batalhão Ambiental e falamos que não pode manter, vender, adquirir, comercializar pássaros silvestres, que é um crime ambiental. E aí fazemos também educação ambiental, falamos um pouco nas rádios locais também”, destacou. 

 

Foto: Polícia Militar

Parte dos animais foram soltos em áreas de mata na região e os que apresentaram estado de mansidão, foram trazidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Bio Parque Zoobotânico em Teresina. As gaiolas apreendidas são descartadas. 

“Por conta da distância e do deslocamento, a gente prioriza soltar os pássaros que estão em condições. E os que estão mais mansos a gente realmente traz. Mas a gente evita trazer bastante, porque eles já estão na região de mata, melhor do que trazer para a capital. Então, os que já estão em estado de mansidão muito grande, a gente traz e os outros não. Quem estiver bravo ainda na gaiola e que esteja com a saúde perfeita, a gente já solta logo”, explicou o sargento Israel Rodrigues, do BPA.

Com informações da Polícia Militar

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais