Cidadeverde.com

Confederação Brasileira de Futebol cria troféu Roberto Dinamite

Imprimir

A CBF vai homenagear Roberto Dinamite. A partir desta edição, a entidade dará o nome do maior ídolo da história do Vasco ao troféu de artilheiro do Campeonato Brasileiro. Além do troféu, o vencedor receberá também um prêmio financeiro.

Créditos: Daniel Ramalho/Vasco da Gama

O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo diretor de marketing da CBF, Lênin Franco, durante a reunião do Conselho Técnico da competição. O encontro contou com a participação dos 20 representantes da competição.

Com 190 gols no Brasileiro, Roberto Dinamite morreu em janeiro do ano passado, aos 68 anos, vítima de câncer no intestino. 

"O Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. 

Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse recorde dando o nome deste craque ao troféu do artilheiro da competição", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Filho do homenageado, Rodrigo Dinamite participou da reunião e agradeceu a criação do prêmio.

"Fico muito feliz com essa homenagem ao meu pai. Obrigado por manterem o legado do meu pai. Me sinto muito grato", disse Rodrigo. 

DUAS COPAS DO MUNDO

O jogador nascido em Duque de Caxias teve passagem marcante pela Seleção Brasileira. Com a Amarelinha, o atacante marcou 25 gols e foi artilheiro no vice-campeonato do Brasil na Copa América de 1983. Disputou duas Copas do Mundo: em 1978 e 1982.

Roberto Dinamite é o maior ídolo da história do Vasco. No clube carioca, ele marcou 708 gols marcados em 1.110 jogos com a camisa cruz-maltina, e conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

Roberto Dinamite jogou também no Barcelona, da Espanha, e vestiu também as camisas da Portuguesa e do Campo Grande.

Já fora dos gramados, o ex-jogador seguiu carreira na política e foi presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Fonte: CBF

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais