Cidadeverde.com

Pedreiro recupera celular roubado um dia após a compra; veja outros depoimentos

Imprimir

Por Adriana Magalhães

A devolução de celulares furtados ou roubados no Piauí trouxe alegria para muitas vítimas. Uma delas foi o pedreiro Antônio Ferreira da Costa que teve o celular roubado menos de um dia após ter comprado o aparelho.

"Eu comprei o aparelho no dia 6 de maio de 2022 e me roubaram no dia seguinte. Não tinha nem 24 horas que eu tinha comprado", disse, que ainda relembrou o dia do crime.

"Eu estava chegando no meu trabalho e preciso do aparelho para receber as ligações dos clientes. No dia seguinte tive que comprar outro aparelho. Aí fiquei pagando as duas prestações", afirmou.

Fotos: Renato Andrade / Cidadeverde.com


Antônio vai presentear a filha com o celular recuperado

O trabalhador falou sobre a felicidade de ter o aparelho recuperado. "Isso aqui é muito bom, acompanho o trabalho desses delegados aqui e estou gostando muito. O Brasil inteiro tá aprendendo como se faz com o Piauí", destacou seu Antônio que falou que o celular irá para a filha Isabele.

"Eu prometi para ela que se recuperasse o celular ele seria dela. Nunca perdi a esperança. Agora vou cumprir minha promessa", finalizou.

Devolução de mais de 1000 aparelhos

No total, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SPP-PI) está devolvendo 1.008 aparelhos aos seus legítimos donos. A ação foi iniciada nesta quarta-feira (6) e deve se estender até amanhã (7).

Segundo o delegado Yan Brayner, gerente da Inteligência da Polícia Civil do Piauí, essa é a maior devolução de celulares do Brasil. Ele explicou como os celulares são recuperados.

"Instituímos uma política pública de recuperação de celulares no estado, por meio da operação Interditados, das blitzen, onde realizamos a verificação dos aparelhos do condutor e dos passageiros e em todas as operações das polícias Civil e Militar", explicou.

O delegado também reforçou a importância das vítimas registrarem o boletim de ocorrência.

"Os 1008 aparelhos disponíveis aqui para devolução são de cidadãos que registraram o boletim de ocorrência", disse.

Outros resgates

O estudante universitário, José Lucas, veio de Luzilândia para resgatar um de seus aparelhos que foram roubados em 2022.  


José Lucas interrompeu as férias em Luzilândia para resgatar seu celular, que foi roubado em 2022

"O primeiro foi em junho, levaram meu celular e a moto. Na época, a polícia disse que era mais fácil recuperar o celular do que a moto. Em novembro do mesmo ano levaram outro aparelho. Eu estava na rodoviária, era por volta de 2h, chegaram e levaram os celulares de todo mundo que estava lá", relembrou o estudante, que nunca foi recuperada.

A atendente de farmácia, Andressa Micaele, foi assaltada em junho de 2022, no bairro Primavera, na zona Norte de Teresina.

"Eu estava voltando do trabalho para casa, no meio da tarde, era 15h. Eu já estava na rua da minha casa, quando o homem veio de moto e me acuou e pediu o celular", relata.


Andressa recuperou o celular roubado enquanto ela voltava do trabalho

Durante o crime, Andressa negou ter um celular, mas o assaltante encontrou o aparelho e usou de violência para ameaçar a vítima.

"Ele colocou a arma na minha cabeça e me ameaçou de morte", relembrou.

Os homens que assaltaram o idoso José Vidal, no Centro de Teresina, também usaram de violência. Ele conta que uma dupla de lanceiros realizou o crime.


José Vidal foi vítima de lanceiros, no Centro de Teresina

"Um homem topou em mim e eu caí, o celular caiu também, aí veio outro homem e pegou meu celular. Os dois saíram correndo e eu fiquei no chão", relatou.

A babá, Valdeline de Sousa, foi vítima de um arrastão no bairro Mário Covas, na zona Sul de Teresina. O crime aconteceu em junho de 2022, um dia depois da babá ter concluído o pagamento das prestações do celular.

"Eu estava na parada de ônibus com meu esposo e outra pessoas. Cinco homens desceram de um carro e levaram o celular de todo mundo. Foi assustador. Era muito cedo, por volta de 5h".

O celular do esposo de Valdeline ainda não foi recuperado. "Eu terminei de pagar o celular numa quinta-feira, quando foi na sexta-feira me roubaram ele. Eu paguei oito prestações de R$ 249. Foi o jeito comprar outro, não posso ficar sem", disse.

O aparelho recuperado será dado ao seu esposo, que desde o assalto estava usando um aparelho antigo da família.

Marcos Paulo deixou de trabalhar como vendedor externo, em 2022, quando foi assaltado durante o trabalho.

"Eu estava na rota, com uma colega de trabalho, quando dois homens numa moto vieram e assaltaram a gente. Eu deixei o trabalho, hoje atuo como autônomo, esse trabalho era muito perigoso", analisou.

A filha do garçom, Washington Júnior, de apenas 12 anos foi assaltada na porta da casa de uma amiga e hoje o pai foi recuperar o celular.

"Ela estava na porta da casa da amiguinha de escola, era no fim de tarde, vieram e tomaram o celular dela e de outras crianças. Ela ficou muito abalada. E infelizmente não consegui comprar outra aparelho para ela. Agora esse aqui vai voltar para a legítima dona", disse o pai.


O pai relembra que a filha ficou abalada e tirou nota baixa na escola em consequência do trauma.

"O assalto aconteceu num domingo e ela ia começar as provas na segunda-feira. Ela é boa aluna e nesse mês ela tirou notas baixas, por causa do trauma. Mas agora já está tudo bem. Ela recuperou as notas e passou de ano", disse.

O entregador Cleiton de Abreu foi assaltando quando fazia uma entrega no dia 23 de novembro de 2022 quando foi abordado por três homens armados.

"Eles colocaram a arma na minha cabeça e levaram só o celular. Eu retornei para a farmácia e informei o acontecido. No dia seguinte tive que comprar um novo aparelho para seguir trabalhando", destacou.

Saiba quando será a devolução dos celulares

De acordo com a SSP-PI, os celulares serão devolvidos aos seus proprietários na seguinte ordem:

  • 06 de março, das 8h30 às 16h: número 01 a 400 da relação do edital.
  • 07 de março, das 8h às 13h: número 401 ao 650 da relação do edital.

Clique aqui e confira o edital

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais