Cidadeverde.com

Piauí terá 139 municípios contemplados com obras do Novo PAC Seleções

Imprimir

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, nessa quinta-feira (7), que o Piauí receberá 239 obras do Novo PAC Seleções, que vão contemplar 139 municípios. Os benefícios alcançarão mais de R$ 2,6 milhões de piauienses, o que corresponde a 82% da população do estado, nas áreas da saúde, educação e infraestrutura social e inclusiva. 

Ao todo, 61 obras vão ser executadas no Piauí pelo Ministério da Saúde; 166 pelo Ministério da Educação; 8 pelo Ministério da Cultura e 4 pelo Ministério dos Esportes. Cada ministério compreende um eixo específico, onde cultura e esportes estão alocados na chamada infraestrutura social. 

As obras do eixo saúde compreendem 13 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas maternidades, três policlínicas, três centros de parto normal, 17 novas ambulâncias, três novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), um Centro Especializado em Reabilitação (Ceir) e 15 unidades odontológicas móveis. 

Já no eixo de educação, são 41 escolas em tempo integral, 63 transportes escolares e 62 creches e escolas de educação infantil. Por fim, no eixo de infraestrutura social, estão incluídos três centros culturais, quatro projetos de patrimônio histórico e quatro espaços esportivos comunitários. 

Em todo o Brasil, 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções foram anunciadas pelo presidente Lula, com um orçamento total de R$ 23 bilhões em investimentos. Os serviços serão operacionalizados pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte. 

Obras de patrimônio histórico

Com o Novo PAC Seleção, está incluso a requalificação da Fábrica de Manteiga e Queijo para a criação de um espaço cultural em Campinas do Piauí, além de um espaço de cultura em Floriano, restauração do Mercado Público de Oeiras e restauração da Estação Ferroviária de Parnaíba para a criação de um ponto de cultura. 

Obras do eixo saúde

A partir do plano do Novo PAC Seleções, serão instaladas maternidades em Bom Jesus e Piripiri, além de Centro de Parto Normal em Campo Maior, Corrente e Valença. Teresina, Parnaíba e Picos vão receber uma unidade de CAPs e uma policlínica. Já o novo Ceir será instalado em Campo Maior. 

Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais