Cidadeverde.com

Cadela é abandonada após atropelamento; Lar do Nando resgata e faz apelo: “estamos sem ração”

Imprimir

 

Por Marina Sérvio 

Um vídeo de uma cadela ferida, com marcas de sangue e com uma fratura aparente na coluna foi massivamente compartilhado em aplicativos de mensagem na manhã desta segunda-feira (11). Com o vídeo, um pedido para que alguém pudesse resgatá-la na Avenida Lindolfo Monteiro, zona Leste de Teresina. 

Como essa, são dezenas as mensagens enviadas diariamente para o Abrigo Lar do Nando. Pessoas que se sensibilizam com a condição de animais nas ruas e pedem a iniciativa que faça o resgate, mas a realidade da Associação está crítica. Na manhã de hoje, Fernando José Machado tentava comprar a ração que irá utilizar para alimentar os animais. Veja como ajudar.

No resgate da cachorra do vídeo, ela foi encontrada na calçada onde um motoboy a deixou após vê-la agonizando na pista, a cadela teria sido vítima de um suposto atropelamento. Esse foi o terceiro resgate do dia e provavelmente será necessário um tratamento cirúrgico ortopédico que pode custar mais de R$ 5mil. 

“Peguei a cachorrinha já, ela estava chorando muito de dor” descreve Fernando José Machado, criador e responsável pela Associação. 

Fernando faz resgates como esse há pelo menos 12 anos e cuida hoje de aproximadamente 500 animais entre cachorros, gatos e jumentos. E, segundo ele, a fonte financeira principal para manter a iniciativa é a ajuda das pessoas. 

“Somente a ajuda das pessoas. Não tem um centavo de dinheiro público. Somente a ajuda das pessoas. E eu que corro muito. E faço rifa, bingo. Hoje temos inclusive os mensalistas, que todo mês eles dão aquele valor” afirma o voluntário.

Somente na manhã desta segunda-feira (11), o abrigo resgatou uma cadela e o filhote de 20 dias que estava com rosto completamente machucado por bichos, os dois estavam em um matagal, um cão encontrado dentro de uma sala da Uespi que está com um buraco na cabeça pela ação de vermes e a cachorra vítima de atropelamento na zona Leste. 

“Só de segunda-feira passada para ontem, foram 15 resgates. Praticamente dois resgate por dia” avalia Fernando. 

Como posso ajudar? 

O Abrigo Lar do Nando utiliza as redes sociais para divulgar os esforços diários em favor dos animais, veja clicando aqui.

Além disso, quem quer ajudar com doações financeiras pode fazer transferência através da conta Banco do Brasil, Agencia 44-2 CC 55442-1 ou do PIX/PayPal : [email protected]

Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal 

Posso adotar um animal?

"Pessoas que têm interesse em adotar um animal, a gente faz uma entrevista com essa pessoa para saber se ela está apta, se ela tem tempo, se ela tem condição financeira, se ela tem espaço, e se ela tem paciência. E após essa entrevista, se ela for aprovada, aí vai até o abrigo, olhar os animais, ver qual o animal que mais se identifica com ela, e aí é feita a adoção. A pessoa assina um documento, onde consta que ela, a partir daquele momento, é a responsável pelo animal que está adotando. E que toda a despesa, todos os cuidados vão ser de responsabilidade dela" descreve Fernando José Machado, criador e responsável pelo abrigo .

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais