Cidadeverde.com

Dicas de como proporcionar um sono de qualidade para o seu bebê

Imprimir

Foto: Freepik

 Uma boa noite de sono é o primeiro passo para começar o dia com disposição, bom humor e saúde física e mental. O mesmo se dá com os bebês e as crianças. Mas como proporcionar um sono de qualidade para os pequenos, com benefícios que são para a vida toda? Para celebrar o Dia Mundial do Sono, que acontece em 15 de março, a especialista em sono e consultora da Philips Avent, Danielle Cogo, ensina a proporcionar uma noite bem dormida para as crianças.

A especialista afirma que negligenciar o sono pode ter consequências para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças, como dificuldades de concentração, irritabilidade, alterações de humor, problemas de crescimento e recusa alimentar, comprometendo o sistema imunológico e até mesmo seu desenvolvimento cognitivo.

“Os pais frequentemente adiam a priorização do sono de seus filhos, presumindo que seja apenas uma fase passageira. No entanto, é importante reconhecer que o tempo perdido não pode ser recuperado, e as consequências da privação de sono podem ser duradouras. Portanto, é essencial que todas as famílias busquem compreender e aprender sobre o sono, a fim de ajudar seus filhos sem comprometer seu bem-estar a curto e longo prazo.”, explica Danielle.

Mas como saber se a noite de sono está sendo saudável? O primeiro passo para garantir que o pequeno tenha um sono de qualidade é acompanhar o comportamento do bebê durante o dia. Segundo a especialista, bebês que desfrutam de uma boa qualidade de sono tendem a ser mais alegres, sociáveis e demonstram um nível adequado de tolerância. Eles adormecem facilmente, mantêm o sono sem muitos despertares, acordam bem dispostos e se alimentam adequadamente. Por outro lado, sinais como irritabilidade, mau humor, dificuldade de aprendizado, recusa alimentar e até mesmo excesso de peso podem indicar privação de sono.

A boa notícia é que os pais podem proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para que os filhos tenham uma boa noite de sono. Um passo importante é desenvolver uma rotina.

“Para estabelecer uma rotina eficaz, é essencial priorizar os horários de sono e alimentação do bebê, mantendo-os consistentes. Quando é hora de comer, é hora de comer, e quando é hora de dormir, é hora de dormir, sem permitir que outras atividades do dia atrapalhem essas necessidades. Uma recomendação importante: não ignore as sonecas, pois saltá-las pode deixá-lo mais irritado e prejudicar a qualidade do sono à noite, dificultando a criação de uma rotina noturna tranquila e eficiente.”, afirma a especialista.

E você já ouviu falar em higiene do sono? Assim como adotamos hábitos de higiene do corpo em nosso dia a dia, também é essencial praticar a higiene do sono, preparando o ambiente para promover uma noite tranquila. “Por exemplo, cerca de duas horas antes do horário de dormir, é importante reduzir os estímulos na casa, diminuir a intensidade das luzes e evitar atividades agitadas. É recomendado evitar o uso de telas eletrônicas, criando um ambiente calmo e relaxante para que o bebê possa adormecer com mais facilidade”, explica Danielle.

E o leite materno também pode ser um aliado para noites bem dormidas. Além de ser fonte de nutrientes e fortalecer o sistema imunológico, contém componentes como a proteína alfa-lactoalbumina, que auxilia na produção de neurotransmissores, juntamente com triptofano e melatonina, responsáveis por regular o ciclo sono-vigília do bebê. “Esses elementos combinados proporcionam um sono mais tranquilo e reparador, oferecendo ao bebê todo o suporte necessário para um desenvolvimento ideal.”, finaliza a especialista.

Vale lembrar que cada bebê é único e as rotinas do sono devem ser adaptadas às suas necessidades. Em caso de dúvida, sempre é recomendável buscar a orientação de um profissional.

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais