Cidadeverde.com

Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo é lançado em Amarante

Imprimir

O evento de divulgação do projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) para o território Entre Rios aconteceu nesta terça (12), no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Amarante. Com esta apresentação, foi concluída a primeira etapa do projeto de divulgação para as entidades da agricultura familiar nos sete territórios onde haverá atuação do PSI.

A apresentação foi realizada por representantes dos órgãos executores e parceiros do PSI, como a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), a Secretaria de Planejamento (Seplan), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto da Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi), a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Cada pasta fez uma explanação do que cada órgão vai fazer.

O objetivo do projeto é promover o aumento da disponibilidade hídrica, recuperação da cobertura vegetal e o apoio na adoção de práticas e tecnologias inovadoras e também a adoção de tecnologias agropecuárias. O superintendente de Projetos Territoriais da SAF, Jairo Chagas Júnior, explica que 15 municípios do território Entre Rios serão contemplados, mais especificamente, os que estão na região da bacia dos rios Piauí e Canindé. 

“Os rios Piauí e Canindé se encontram já aqui perto e desaguam no Parnaíba aqui em Amarante. Então, Amarante e esses municípios entram porque estão dentro desta bacia hidrográfica. A SAF vai atuar mais nesses municípios ao sul do território, região de Amarante e Regeneração, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a convivência nessa região que é de transição cerrado e semiárido no território Entre Rios”, citou. 

O evento de divulgação em Amarante concluiu os lançamentos do projeto nos territórios. Em fevereiro, ocorreram os lançamentos nos territórios Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato; Vale dos rios Piauí e Itaueira, em Floriano; Vale do Itaim, em Paulistana; e Vale do Guaribas, em Picos. Na semana passada, ocorreram os lançamentos nos territórios Vale do Canindé, em Oeiras, e Vale do Sambito, em Valença do Piauí.

Segundo o superintendente de Cooperação Técnico-financeira da Seplan, Eduardo Speeden, os eventos de divulgação são importantes para que os beneficiados conheçam as ações que serão executadas. 

“A gente fez essas visitas justamente para divulgar o projeto para as associações e para os beneficiários. A previsão é de atender 60 mil famílias que serão beneficiadas com o projeto. É uma rodada de eventos importante para que os beneficiários de fato participem desse projeto”, explicou. 


Os recursos da ordem de R$ 737 milhões e serão aplicados em 138 municípios de sete territórios de desenvolvimento do Piauí. Os recursos foram obtidos por meio de um acordo financeiro do Governo do Piauí com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo de Investimento para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA). Um dos principais objetivos do PSI é promover a inclusão de agricultores familiares, mulheres, jovens e quilombolas.

A presidenta da Associação de Mulheres Mãe Doca do Quilombo Mimbó, Maria do Espírito Santo, citou que a comunidade tem expectativa com a chegada do PSI e pontuou como a realidade da comunidade quilombola mudou após a regularização fundiária.

“Esse projeto é muito bom porque vai nos ajudar bastante, principalmente agora, porque tudo melhorou depois que conseguimos o título da terra. Agora estamos com uma hortaliça de mulheres, somos 69 mulheres agricultoras, estamos incentivando as mulheres a continuarem e temos expectativas de melhorar ainda mais com o projeto”, relatou.

Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais