Cidadeverde.com

Dia do Consumidor: cliente espera ligação de energia solicitada há quatro meses em Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Roberto Araújo e Breno Moreno

Esperando há quatro meses a concessionária de energia executar sua solicitação de uma nova ligação na rede de distribuição, o técnico em comunicação Thauan Macedo decidiu procurar o Procon nesta sexta-feira (15), data em que se comemora o Dia Nacional de Consumidor, em busca de uma solução para o seu problema. Por meio de nota, a Equatorial Piauí informou que a vistoria na residência do cliente foi realizada dentro do prazo, no entanto, foi encontrada inconformidade que impede a ligação da energia elétrica do imóvel. 

O cliente da Equatorial Piauí disse que efetuou pedido de ligação ainda no ano passado, para uma obra localizada no bairro Porto do Centro, na zona Leste da capital. Desde então, ele vem realizando reiteradas solicitações para que o serviço seja realizado. 

"A gente está em construção e está nessa etapa de ligar a energia. Ligação nova e desde o dia 27/11/2023 a gente está tentando. E até agora nada. Sempre com muitas desculpas, várias de chamado, vários cancelamentos e a gente renova, faz de novo o contrato, cancelam porque eles vão duas vezes, cancela e a gente renova, cancela e a gente faz de novo, e tá nessa", citou. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Conforme o consumidor, já foram diversas tentativas de contato com a empresa responsável pelo serviço, que alega ter enviado equipes, mas não consegue localizar a casa. Thauan diz que já abriu três protocolos de instalação, e está precisando utilizar a energia do vizinho para fazer o uso de equipamentos para a construção da casa.

"A gente precisou pegar a energia do vizinho pra poder fazer uso de uma ferramenta. Isso nem é correto, né, mas como a gente tá precisando usar uma máquina de corte, uma serradeira lá, a gente pensou em fazer isso, porque ela não só botou atrasada por causa disso. E assim, não tem como a gente recorrer pra outra empresa, porque só tem a Equatorial, não é que nem ter você pode procurar outro, né?", reclamou.

Segundo dados do Procon-PI, a Equatorial Piauí foi alvo de 1.868 reclamações nos últimos 12 meses de clientes de todo o estado. A empresa demorou, em média, quatro dias para apresentar uma resposta para a reclamação e alcançou uma taxa de resolutividade de 83%.

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí esclarece que o pedido de ligação nova do cliente citado foi registrado na Distribuidora em 26 de fevereiro e a vistoria para atendimento foi realizada dentro do prazo previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A ligação não foi realizada por ter sido constatada uma inconformidade no padrão técnico da unidade de consumidora do cliente, tendo sido o cliente notificado sobre a necessidade de correção.

Após a regularização do item fora do padrão, o cliente abriu o novo pedido, e o atendimento já está programado para acontecer até a próxima segunda-feira (18).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais