Cidadeverde.com

Teresina registra mais de 190 casos de dengue em uma semana; número total chega a 669

Imprimir

Foto: Arquivo Cidade Verde

Por Paula Sampaio

Dados do Boletim Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS) mostram que Teresina registrou mais de 190 novos casos de dengue somente na última semana, elevando o total de casos confirmados para 669.

Os casos confirmados Chikungunya segue na faixa de 110 e os de Zica Vírus em apenas três. 
A disseminação da doença tem preocupado as autoridades de saúde, que estão intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de alertar a população sobre a importância de medidas preventivas.

Recentemente, a FMS, através da Gerência de Zoonoses, lançou um Calendário Ecoepidemiológico. Uma ferramenta para auxiliar o trabalho de campo dos agentes de endemias que atuam no combate ao Aedes aegypti. 

Segundo especialistas, fatores como o acúmulo de água em recipientes descartados inadequadamente e o período chuvoso podem contribuir para o aumento da proliferação do mosquito.

Algumas medidas simples podem ser adotadas para combater a doença, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d'água sempre fechadas e utilizar repelentes, especialmente durante o período de maior atividade do mosquito, que é ao amanhecer e ao entardecer.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais