Cidadeverde.com

Entregue segunda etapa da reforma do Mercado Central de Teresina

Imprimir

Foto: Semcom


A segunda etapa da reforma do Mercado Central São José, o Mercado Velho, no Centro de Teresina, foi entregue nesta segunda-feira (18). A inauguração contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) que entregou 82 novos boxes em dois setores.  

O evento celebra os 164 anos do mercado que é um dos principais símbolos de Teresina e do estado do Piauí. Localizado no coração de Teresina, o local é um dos principais pontos turísticos da capital, e a revitalização tem como objetivo modernizar suas instalações.

A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro está realizando uma série de obras de revitalização, com investimentos totais previstos de R$ 16 milhões até o final deste ano. 

Os 82 novos boxes foram divididos em dois setores: 30 boxes destinados ao setor de grãos e temperos secos, correspondendo à segunda etapa do projeto, e 52 boxes destinados ao setor de carnes, peixes e vísceras, representando a terceira etapa.

O prefeito Dr. Pessoa destacou a importância de investir em locais como o Mercado Central, que sustentam a economia local e são parte essencial da cultura e tradição do Estado.

“É uma obra de grande importância não só para o Centro de Teresina, mas para todo o Estado, já que este local ultrapassa gerações e é um cartão-postal do nosso Piauí. Nossa intenção é fazer o máximo de investimento em locais como este, onde aqui sim, pessoas trabalham e tiram seu sustento com belíssimos produtos e com muito suor”, destacou o prefeito.

Segundo o Superintendente Roncalli Filho, todas as etapas das obras foram realizadas sem interromper as vendas dos comerciantes, e nesta semana os permissionários já estarão aptos a comercializar seus produtos na nova estrutura. Ele também mencionou a terceira etapa da reforma, que terá um investimento de R$ 13,8 milhões e abrangerá os setores de carne, verduras e os comerciantes ao redor do prédio. Além disso, o segundo piso do mercado, onde está localizado o restaurante, também está passando por uma revitalização.

“São aproximadamente 5, 5 milhões investidos nesta etapa. Instalamos a cerâmica, instalações elétricas, placas de identificação, mármore. Então, fico feliz que, sem prejudicar as vendas dessas pessoas, o nosso prefeito trouxe mais alegria, mais respeito, mais higiene e melhorias nas vendas, com a entrega dessa nova estrutura para esses permissionários”, disse o superintendente.

As melhorias incluem, ainda, a instalação de um novo telhado, utilizando telhas termoacústicas para garantir maior conforto térmico e redução de ruídos. Além disso, foi implementada uma nova câmara frigorífica e uma lixeira moderna, contribuindo para a higiene e organização do local.

Os benefícios da reforma incluem um ambiente mais higiênico e acessível para os permissionários e visitantes, preservando assim um importante ponto turístico e histórico da cidade. 
De acordo com a permissionária, Carmem da Silva, 57 anos de idade, e desses, 23 são todos dedicados ao trabalho de artesanato no Mercado Velho. Para a artesã, esta foi uma das reformas mais significativas, na sua opinião. 

“Durante este tempo aprendi o ofício de mexer com palha e cizal com minha avó, depois com minha mãe e durante todo esse tempo finalmente tivemos uma reforma que nos desse mais alegria e boas condições de trabalho”, frisou.

A solenidade de entrega desta etapa contou com a presença do Superintendente da Saad Centro, Roncalli Filho, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o ex-senador, Elmano Ferrer, o secretário de Planejamento do município, João Henrique, diretores do Mercado, comerciantes e outras autoridades.

 

Da redação

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais