Cidadeverde.com

Teresina registra aumento de 16% nas notificações de tuberculose em 2023, diz FMS

Imprimir

Por Rebeca Lima e Gorete Santos (TV Cidade Verde) 

Teresina registrou um aumento de 16% nas notificações de tuberculose em 2023. Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em 2022 foram 268 notificações; já no ano passado, 311 casos.

Com o compromisso do governo brasileiro em reduzir até 2030 a incidência de tuberculose para menos de 10 casos por 100 mil habitantes, a capital precisa diminuir a ocorrência de casos em 70%.

A médica infectologista Amparo Salmito pontua que o abandono do tratamento é apontado como um dos principais motivos para a alta incidência da doença, provocada por uma bactéria transmitida pelas vias respiratórias ao tossir, falar ou respirar, afetando principalmente os pulmões.

“O paciente com tuberculose ele tem que ir ao posto de saúde mensalmente para fazer a avaliação, para fazer o acompanhamento. O agente comunitário tem também a função de visitar essas famílias, mas o paciente precisa ter a consciência que ele se tratando logo nos primeiros 15 dias ele já não infecta mais, mas ele não pode deixar de fazer o tratamento porque a doença ainda não está curada”, pontua.

A tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade e no Brasil, cerca de 70 mil pessoas são infectadas por ano. No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Quem luta para acabar com essa epidemia global reforça que o caminho para a cura não é difícil.

“Depois de seis meses a gente toma toda a medicação tranquilamente e pronto. Depois de seis, você fazendo o tratamento normalmente você não tem nada, nenhum sintoma nem nada. Agora você não pode é parar o tratamento porque ela fica multirresistente”, conta a assistente social Ana Cristina.

O que é a tuberculose? 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Quais os sintomas?

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

  • Febre vespertina
  • Sudorese noturna
  • Emagrecimento
  • Cansaço/fadiga

Como tratar?

O tratamento é à base de antibióticos e tem duração de seis meses. É 100% eficaz, mas não pode haver abandono nem irregularidade.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais