Cidadeverde.com

TCE manda Prefeitura de Teresina suspender contrato de R$ 1,9 bilhão para coleta de lixo

Imprimir
  • lixo7.jpg Dionísio Carvalho
  • lixo6.jpg Dionísio Carvalho
  • lixo5.jpg Dionísio Carvalho
  • lixo4.jpg Dionísio Carvalho
  • lixo3.jpg Dionísio Carvalho
  • lixo2.jpg Dionísio Carvalho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) determinou que a Prefeitura de Teresina suspenda a licitação para a contratação de empresa para realizar o serviço de coleta e transporte de lixo na Capital. A licitação prevê o investimento de R$ 1,9 bilhão no serviço.

Na câmara de Teresina a decisão do TCE chamou atenção dos parlamentares.

Para o vereador Luiz Lobão, a decisão do tribunal levanta suspeita sobre possíveis irregularidades na concorrência pública, dentre elas, indícios de direcionamento licitatório e superfaturamento.

“Segundo o TCE, o valor orçado em 2024 apresentou um acréscimo de 82%, quando comparado aos anos de 2022 e 2023. Se a nossa população não cresceu, não duplicou, qual a razão desse acréscimo?", questionou.

Para responder essas e outras questões, o parlamentar solicitou hoje (20) a realização de uma audiência pública para discutir a decisão com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semduh), responsável pelo serviço.

"Há uns seis meses já tínhamos discutido sobre essa questão na Câmara de Teresina e vamos realizar novamente audiência pública, pois precisamos ouvir os órgãos competentes sobre os motivos desse superperfaturamento, pois a nossa população sofre com os lixões espalhados por toda a cidade, Teresina está suja, o que não justifica esse valor pago pela gestão municipal para a empresa responsável pela limpeza pública”, finalizou Luiz Lobão.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais