Cidadeverde.com

Alunos do IFPI relatam ameaças de flanelinhas na entrada de campus em Teresina

Imprimir

Foto: Reprodução

Por Breno Moreno

Alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) decidiram fazer um abaixo-assinado cobrando mais segurança nos arredores do campus Teresina Central. A medida foi tomada após diversos episódios de ameaça de flanelinhas a estudantes que deixam seus veículos estacionados na área externa da instituição. 

Ao Cidadeverde.com, o estudante Jefferson Aires, do curso técnico de contabilidade do turno noturno, relatou que os flanelinhas costumam abordar os alunos na saída das aulas, coagindo-os a realizar pagamentos pelo estacionamento. Segundo ele, o caso mais recente aconteceu nesta terça-feira (19).

“Acontece principalmente com os alunos da noite. Ontem uma aluna foi ameaçada por um flanelinha, que lhe pediu dinheiro, mas é uma situação que já vem acontecendo com várias pessoas. Elas têm capacetes roubados, retrovisores quebrados e carros danificados”, disse. 

Jefferson ainda pontua que as intimidações ainda são piores quando as vítimas são mulheres. Ele conta que muitas amigas estão deixando inclusive de frequentar as aulas. “Com elas a ameaça fica mais evidente e violenta. Algumas estão pagando Uber ou até mesmo evitando vir”, destacou. 

O documento com as assinaturas deve ser entregue não só para a direção do IFPI, mas também para a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O intuito é que os policiais da unidade móvel que fica na Praça do Fripisa, possam patrulhar o local onde os alunos estacionam seus veículos. 

“O objetivo é fazer com que pelo menos uma daquelas viaturas que ficam paradas na praça passem a circular entre os dois prédios da instituição. Ou que pelo menos fique num campo de visão mais próximo”, finalizou o estudante do IFPI.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais