Cidadeverde.com

Ingredientes ativos em cosméticos: saiba quais são os principais e suas funções

Imprimir

Foto de Amy Shamblen por Unsplash

Os produtos de maquiagem e dermocosméticos são meticulosamente compostos por uma variedade de substâncias, cada uma desempenhando um papel essencial no cuidado e realce da beleza natural da pele, cabelos e unhas.

A composição costuma incluir ingredientes como água, corantes, fragrâncias, conservantes, umectantes, emolientes, antioxidantes, emulsionantes, espessantes e, especialmente, os ingredientes ativos.

Também chamados de princípios ativos, os ingredientes ativos são responsáveis por garantir que o produto cosmético desempenhe uma função específica. Dessa forma, para que um produto forneça hidratação, um ou mais ingredientes ativos com função hidratante serão inseridos na composição.

Neste artigo, vamos explorar os principais ingredientes ativos empregados em cosméticos e como eles atuam na eficácia dos produtos que fazem parte dos nossos hábitos de cuidados pessoais e de beleza.

Principais ingredientes ativos e suas funções em produtos cosméticos

Você já se perguntou como a indústria de cosméticos assegura que os ingredientes ativos e outros aditivos presentes na formulação dos produtos atendam aos padrões de qualidade exigidos e possam ser utilizados pelos consumidores com eficácia e segurança? Para garantir isso, as marcas implementam uma série de medidas de controle de qualidade.

Um exemplo dessas medidas é a utilização da análise por titulação, uma técnica cujo propósito é determinar a concentração de uma substância química específica em uma solução. Na indústria, a titulação é realizada por meio de sistemas modernos e totalmente automatizados, que incluem acessórios e equipamentos avançados.

Além de auxiliar no controle da qualidade, a titulação permite a identificação da concentração, proporção, estabilidade e pureza dos ingredientes ativos e demais componentes. Por esse motivo, o processo é aplicado em todas as etapas, desde o desenvolvimento até os testes e a fabricação dos produtos.

Agora que você compreende como a quantidade e qualidade dos ingredientes ativos são determinadas, vamos explorar o papel que cada um dos ingredientes mais comuns desempenha em nossa pele.

  1. Ácido hialurônico

Muito popular na composição de cosméticos, o ácido hialurônico é um ingrediente ativo multifuncional que costuma ser bem aceito por todos os tipos de pele.

Trata-se de uma substância que nosso corpo produz naturalmente até, aproximadamente, os 25 anos de idade. Após esse período, a produção diminui e, como consequência, as linhas de expressão e rugas tornam-se cada vez mais visíveis.

A atuação principal do ácido hialurônico é na hidratação da pele mas, graças às suas propriedades estimulantes de colágeno, ele também desempenha um papel importante para devolver a firmeza e minimizar a flacidez da pele, pois preenche os espaços entre as células.

  1. Ácido Salicílico

Também chamado de beta-hidroxiácido, o ácido salicílico é um grande aliado das peles oleosas e com acne, pois possui ação esfoliante e anti-inflamatória, além de ser eficiente no controle da produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

O uso de cosméticos com esse ingrediente ativo costuma promover a remoção das células mortas e desobstrução dos poros, auxilia na redução do surgimento de cravos e espinhas e aprimora a textura da pele, deixando-a mais lisa e macia.

Em adição ao seu caráter anti-inflamatório, seborregulador e esfoliante, esse ingrediente ativo atua como antifúngico. Por isso, ele também é encontrado em shampoos e outros produtos de cuidados capilares destinados ao tratamento de caspa.

  1. Pró-Vitamina B5 (Pantenol)

O pantenol é um princípio ativo multifuncional que age na hidratação da pele, melhorando aspectos como elasticidade e maciez, assim como auxilia na cicatrização e atua como anti-inflamatório, proporcionando uma sensação calmante em peles irritadas e sensíveis.

Alternativamente conhecido como D-Pantenol, Pró- Vitamina B5 ou dexpantenol, ele também tem propriedades antioxidantes que ajudam na prevenção e no combate dos efeitos do envelhecimento na pele.

Devido aos seus efeitos hidratantes, o pantenol é amplamente utilizado em produtos capilares, onde oferece uma hidratação profunda, conferindo brilho e maciez aos fios.

  1. Vitamina A (Retinol)

O retinol é uma substância derivada da vitamina A que possui a capacidade de influenciar o metabolismo do colágeno, estimulando a síntese e reduzindo a degradação natural dessa proteína essencial. Esse processo impulsiona a renovação celular, resultando na atenuação de linhas finas e rugas.

Além de promover uma aparência mais firme, tonificada e elástica da pele, os dermocosméticos contendo retinol são eficazes na suavização da acne e de manchas associadas. Isso ocorre devido à capacidade do retinol de remover suavemente a camada superficial da pele, desobstruindo os poros e controlando a oleosidade cutânea.

Portanto, o retinol não apenas proporciona benefícios anti-envelhecimento, mas também ajuda a melhorar a textura e o tom da pele, tornando-a mais suave, uniforme e radiante.

  1. Vitamina C

A vitamina C é um ingrediente ativo popular na indústria cosmética devido ao seu poder antioxidante capaz de deixar a pele com uma textura mais viçosa, assim como clarear e reduzir áreas escurecidas e hiperpigmentadas.

O uso de produtos com vitamina C também pode auxiliar na proteção da pele dos danos causados pelos radicais livres e raios UV, ajudando a prevenir os sinais de envelhecimento prematuro.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: