Cidadeverde.com

UFPI inicia processo eleitoral para escolher próxima reitoria; três candidatas deverão disputar

Imprimir

Por Roberto Araujo

O processo eleitoral para escolha da próxima reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciou oficialmente nesta quinta-feira (21) com a publicação do edital. A próxima administração da maior instituição de ensino superior do Piauí deverá gerir a entidade por quatro anos, entre 2024 e 2028.

Aproximadamente 40 mil eleitores estarão aptos a participar do processo eleitoral, contando o número de professores efetivos, servidores e estudantes com matrícula ativa (o número oficial ainda será divulgado). O próximo reitor que assumir a instituição deverá administrar um recurso da ordem de R$ 119,5 milhões (orçamento de 2024) para a manutenção das atividades da instituição (O orçamento passa de R$ 900 milhões se contadas as despesas com pessoal).

O processo de escolha dos próximos dirigentes da UFPI não é uma eleição direta. A escolha se dá pelo presidente da República a partir de uma lista tríplice indicada pela instituição. A formação dessa lista parte do processo de consulta universitária, onde professores, estudantes e servidores vão as urnas e escolham seus candidatos.

Dentre as características desta eleição, estão o fato de que o atual reitor, Gildásio Guedes, não deverá disputar a reeleição (o atual mandato dele se encerra em 20 de novembro de 2024); o processo eleitoral não será por votação em urnas eletrônicas, mas por um sistema online de votação; e até o momento, três mulheres se apresentaram como pré-candidatas e deverão disputar o pleito.

A data da Consulta Universitária, que é quando os professores, estudantes e servidores irão às urnas, será em 24 de abril.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Jean Carlos, disse ao CidadeVerde.com que espera uma ampla participação da comunidade.

"Se confirmado mesmo o processo via sistema SigEleição, como foi da última vez, a gente espera que tenha uma participação bem expressiva de todo mundo, como é online, é mais fácil o acesso, e como todo processo democrático, quanto maior a participação dos envolvidos, é melhor", citou.

Flávia Lorenne, Lívia Nery e Nadir Nogueira se apresentam como pré-candidatas a reitora

Até o momento, três mulheres se apresentaram como pré-candidatas neste pleito eleitoral. 

A atual superintendente de Recursos Humanos da UFPI, Flávia Lorenne, deverá ser a candidata representando o grupo do atual reitor, Gildásio Guedes, que decidiu não disputar a reeleição. O candidato a vice pela chapa será, inclusive, o atual vice-reitor, Viriato Campelo.

A atual diretora do Centro de Educação Aberta e à Distância (Cead), Lívia Nery, também será candidata e terá como candidato a vice o professor Welter Cantanhede.

A ex-vice-reitora Nadir Nogueira, será candidata representando o grupo da oposição. Ela foi vice do ex-reitor José Arimateia Dantas Lopes, entre 2013 e 2020. Ela terá como candidato a vice o professor Edmilson Moura.

O prazo de inscrição de chapas será entre os dias 23 e 31 de março, ou seja, até lá, outros candidatos poderão se inscrever.

O período de campanha eleitoral será entre 3 e 22 de abril de 2024. Durante este período, ocorrerão dois debates oficiais entre as chapas - marcados para os dias 10 e 17 de abril.

Nessa eleição, a votação será por meio de um sistema online da própria instituição, o SIGEleição, onde os membros da comunidade acadêmica poderão participar. Esse sistema de votação foi utilizado no processo eleitoral de 2020 por conta das restrições em virtude da pandemia de Covid-19. À época, a universidade estava sem atividades presenciais. Até 2020, nos processos de escolha para reitor, a UFPI fazia processos de consulta por meio de urnas eletrônicas com o apoio da Justiça Eleitoral nos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: