Cidadeverde.com

Brasileira Janaína Torres Rueda é eleita melhor chef mulher do mundo em 2024

Imprimir

Nesta quinta-feira (21), o The World's 50 Best Restaurant anunciou o título de Melhor Chef Feminina do Mundo 2024 para a brasileira Janaína Torres Rueda, coproprietária do restaurante A Casa do Porco, em São Paulo. O prêmio é considerado um "Oscar" da gastronomia. No ano passado, Janaína já havia sido nomeada a Melhor Chef Feminina da América Latina.

Chamada carinhosamente de 'Lady Jaguar', a chef de cozinha afirma que a premiação é um reconhecimento mundial do estilo de cozinha simples e cotidiana com que ela trabalha. A chef leva para a mesa pratos que usam ingredientes brasileiros e mostram o gosto da América Latina.

Também conhecida como 'Dona Onça', Janaína afirma que ser uma boa cozinheira é ser mãe, é ter carinho ao trabalhar com os ingredientes, é cozinhar com amor, fazer o simples bem feito e batalhar diariamente contra o machismo na área.

Histórico
Cozinheira, empresária, ativista, mãe e campeã da culinária brasileira e latino-americana. Seus negócios no centro de São Paulo incluem A Casa do Porco , que serve um menu degustação à base de carne suína; o Bar da Dona Onça, popular bar-restaurante que serve culinária de panela de pressão; o quiosque de cachorro-quente orgânico Hot Pork; a Sorveteria do Centro e a cantina Merenda da Cidade.

Causas sociais da Chef
Além de administrar restaurantes com o ex-marido, Jefferson Arruda, Janaína também está comprometida com causas sociais. A chef trabalhou como voluntária na criação do “Cozinheiros pela Educação”, em 2018, a convite do Governo do Estado de São Paulo. O projeto incluiu aulas com as cozinheiras da rede pública de educação.

A Casa do Porco
O restaurante A Casa do Porco, no centro de São Paulo, é famoso por seu menu criativo de carne de porco, sem desperdícios, do focinho ao rabo, e ficou na posição número 12 na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2023.

Bar da Onça
Na cozinha, a chef Janaína, a 'Dona Onça', mistura histórias e ingredientes de cada canto do Brasil com seus tradicionais cozidos feitos na panela de pressão. O cardápio oferece uma vasta lista de porções clássicas de boteco e pratos característicos da cozinha popular brasileira.

Planos para 2025
Janaína planeja um novo restaurante e centro cultural para 2025 – também no centro de São Paulo. Embora os detalhes ainda estejam em segredo, ela destaca que não será apenas um restaurante. A intenção é oferecer comida brasileira e também trazer um cardápio rotativo, mostrando diferentes elementos da cultura latino-americana.

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais