Cidadeverde.com

Igreja do Santo Daime é alvo de vândalos e tem artigos religiosos destruídos em Teresina

Imprimir

 

Por Breno Moreno

A Igreja Céu de Todos os Santos, localizada no bairro Verdecap, na zona Sudeste de Teresina, foi alvo de ataques de vândalos na madrugada de quinta-feira (21). O tempo, considerado a primeira Igreja do Santo Daime do Piauí, teve diversos objetos e itens religiosos danificados. 

O caso foi denunciado na 21ª Delegacia Seccional da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) na capital e é investigado pela Delegacia de Direitos Humanos. Nenhum suspeito foi identificado até o momento, mas a perícia realizada no local encontrou digitais que auxiliarão neste trabalho.  

O ataque revoltou os membros filiados à igreja, que emitiu uma nota de repúdio a respeito do ataque. Fundada há cerca de 18 anos, o templo religioso conta com cerca de 30 frequentadores assíduos, entre visitantes e “fardados”. É o caso de Rebeka Pereira, praticante da religião há mais de seis anos. 

“Destruíram algumas coisas materiais, como o bebedouro, lâmpadas, uma pia e materiais simbólicos para a nossa religião, como o santo cruzeiro e a obra de arte do mestre Irineu, patrono geral da nossa doutrina. São bens muito simbólicos, que representam a nossa fé”, disse. 

Essa não é a primeira vez que a Igreja Céu de Todos os Santos é alvo de vândalos. Recentemente, o templo sofreu um ataque similar, mas o responsável pela destruição foi identificado ainda no local. “Era uma pessoa em contexto de surto psicótico e acionamos os órgãos competentes”, lembra. 

Rebeka pontua que o trabalho realizado pelos membros da comunidade da Igreja Céu de Todos os Santos trabalham para que o templo seja um local de paz e amor, como prega a doutrina. Ela avalia que ataques são consequência de intolerância religiosa e cobra uma solução para o caso. 

“Não tenho palavras para descrever quão profunda é esse tipo de violência, de desrespeito a liberdade de manifestarmos nossa religião com segurança. Tudo que queremos é que as medidas cabíveis sejam colocadas e a justiça seja feita, para que a gente não viva mais esse tipo de situação”, declarou. 

O movimento religioso do Santo Daime é uma doutrina de cunho cristão e eclético, reunindo tradições católicas, espíritas, esotéricas, caboclas e indígenas em torno do uso ritual do milenar chá conhecido pelos povos incas como ayahuasca (vinho das almas) e por ele denominado Santo Daime. 

Leia na íntegra a nota de repúdio da Igreja Céu de Todos os Santos:

A Igreja Céu de Todos os Santos, primeira Igreja do Santo Daime do Piauí, localizada em Teresina, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio aos recentes ataques sofridos em nosso espaço sagrado. É com profunda consternação que informamos que, pela segunda vez, fomos alvo de invasões e atos de vandalismo que resultaram em danos ao nosso patrimônio e à nossa comunidade.

Desde 2020, estamos empenhados em obras de melhoria em nossa igreja, um esforço que envolve toda a nossa irmandade, que apesar de pequena em número, é grandiosa em força e coragem. É inadmissível que, mesmo diante de nossos esforços para promover o bem-estar e a espiritualidade em nossa comunidade, tenhamos que lidar com ações tão covardes e desrespeitosas.

Reiteramos que a Igreja Céu de Todos os Santos é um espaço de paz, amor e acolhimento, aberto a todos que buscam a elevação espiritual e o crescimento pessoal. Repudiamos veementemente qualquer forma de violência, intolerância e desrespeito à nossa fé e às nossas práticas religiosas.

Exigimos das autoridades competentes uma investigação rigorosa para identificar e responsabilizar os autores desses atos de violência e intolerância. Não nos calaremos diante de tais atitudes e continuaremos firmes em nossa missão de promover a paz, a harmonia e o respeito entre todos os seres.

Agradecemos imensamente o apoio e a solidariedade de todos aqueles que compartilham dos nossos valores e ideais. Seguiremos unidos e fortalecidos, confiantes de que a luz da verdade e da justiça prevalecerá sobre as trevas da ignorância e da intolerância.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais