Cidadeverde.com

Líder de comunidade quilombola destaca luta pela eliminação da discriminação racial no P

Imprimir

Por Elinalva Sousa

Revisão Cidadeverde.com/picos

O mês de março é marcado pela luta do povo negro em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva. O líder quilombola e coordenador estadual de políticas públicas para as comunidades quilombolas, Marcos Vinícius Ferreira, destacou a luta contra discriminação racial no Estado do Piauí.

“A superintendência vem desenvolvendo ações para promoção da igualdade que fortalecem essa luta de combate a várias formas de racismo existentes na sociedade brasileira e na sociedade piauiense. São ações como o projeto do combate ao racismo estrutural e institucional, meu terreiro na praça, que combatem o racismo seja nos órgãos públicos ou na sociedade”, disse o coordenador.

Em razão dessa luta, que foi encabeçada no século XXI pelos líderes negros quilombolas Zumbi dos Palmares e Dandara dos Palmares, no dia 21 de março foi instituído o marco pela discriminação racial no Brasil.

Marcos Ferreira, o “Nego Vina”, é necessário que o combate ao racismo seja criar uma cultura antirracista.  

“Que possamos cada vez mais não ser só contra o racismo, mas ser antirracista, em uma sociedade racista não adianta ser só contra o racismo é necessário ser antirracista”, diz o coordenador.

Racismo é crime!

A 7.716/89 conhecida como Lei do Racismo pune toda “discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena pela prática delituosa é de dois a cinco anos de reclusão. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais