Cidadeverde.com

Livre da aftosa sem vacinação, Piauí lança última campanha de olho em certificado internacional

Imprimir
  • 1.jpeg Paula Sampaio/ cidadeverde.com
  • 2.jpeg Paula Sampaio/ cidadeverde.com
  • 3.jpeg Paula Sampaio/ cidadeverde.com
  • 4.jpeg Paula Sampaio/ cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

A portaria número 665 do Ministério da Agricultura e Agropecuária, que passará a valer a partir do próximo mês, confirma o Piauí como um estado livre da febre aftosa sem vacinação. Assim, na manhã desta segunda-feira (01), o Governo do Estado fez o lançamento da última campanha de vacinação contra a doença em bovinos e bubalinos no estado. 

A solenidade que contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT), além do secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária Fábio Abreu (PSD), na fazenda do deputado estadual João Masson (MDB), na zona rural de Teresina. 

Segundo Rafael Fonteles, o novo patamar alcançado pelo estado permite que o Piauí avance em etapas da chamada agroindústria, além da comercialização da proteína animal com outros estados. Há a previsão para o instalação de dois frigoríficos, um em Ribeiro Gonçalves e Socorro do Piauí, além de um fábrica de laticínios. 

“Faz parte da cultura e da história do estado, mas, queremos, cada vez mais profissionalizar para que o Piauí participe desse processamento da proteína animal de acesso a mais mercados da proteína animal para gerar mais oportunidades de emprego e renda. Por isso que chegar a esse estado livre da aftosa é importante para chegarmos em novos patamares”, disse. 

Após a marca, a próxima geração em rebanhos no estão nascerá sem a necessidade de vacinação. Atualmente, o número cabeça no Piauíestá em 2 milhões. 

Foto: Paula Sampaio/ Cidadeverde.com


“Lancei uma meta de dobrarmos o número de cabeça de gado até 2030 para 4 milhões”, acrescentou o governador. 

Certificado internacional 

Fábio Abreu explicou que, antes da vigência da portaria, o Piauí precisará realizar uma última campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A imunização vai ocorrer de 01 a 30 de abril em todo o Estado. 

Foto: Paula Sampaio/ Cidadeverde.com

O secretário reforçou que data não será prorrogada de forma alguma. A meta é vacinar 100% do rebanho que é de cerca de 2 milhões de animais. Segundo ele, objetivo é obter o certificado internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que o Piauí possa vender para fora do Brasil também. 

“Não teremos outra extensão de prazo porque temos que fazer o relatório que será enviado para o governo e então para a OMS para alcançarmos a classificação internacional livre da aftosa. Hoje, estamos no campo dos estados que pode comercializar com qualquer outro do Brasil, mas queremos fazer isso com o mundo”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais