Cidadeverde.com

Profissionais de enfermagem fazem paralisação de 72h em seis hospitais particulares no Piauí

Imprimir

Fotos: Ascom/Senatepi

Por Bárbara Rodrigues

O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi) iniciou nesta segunda-feira (1º) uma paralisação de 72h em seis hospitais particulares por descumprimento no pagamento do piso salarial da categoria. As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) não serão afetadas, mas os demais setores vão ter uma redução com funcionamento mínimo de 20% nos serviços de enfermagem.

Na manhã de hoje, a categoria realizou um ato em frente a um dos hospitais, na zona Norte de Teresina, onde cobraram o pagamento do piso. O Cidadeverde.com tentou contato com o Sindicato dos Hospitais Particulares do Piauí (Sindhospi) mas não obteve retorno. A Unimed Teresina divulgou nota informando que vem tentando negociar com o sindicato, mas sem sucesso. Confira a nota na íntegra no final da matéria.

A paralisação de 72h acontece no:

Hospital Itacor
Hospital São Paulo 
Hospital Unimed 
Santa Fé
Oncoclínica 
HTI - Hospital de Terapia Intensiva

Erick Riccely, presidente do Senatepi, informou que a paralisação ocorre devido à falta de pagamento do Piso Nacional de Enfermagem.

“São 72h, se encerrando na quarta-feira (3), pois a enfermagem lutou muito pelo piso, teve um acordo firmado e agora as empresas do Piauí não querem mais cumprir. Somos o único estado que fez um acordo e que não está sendo cumprido, pois eles estão dizendo que o piso não vale. O técnico de enfermagem estava recebendo R$ 2.800, e foi reduzido agora para cerca de R$ 1.400, tínhamos um acordo e agora não está sendo cumprido”, informou.

Ele explicou que até o momento apenas o Unimed buscou fazer uma reunião para discutir o assunto. Erick Riccelly lamentou a falta de apoio com a categoria.

“Já tem uma liminar dizendo que é para manter pelo menos 20%, mas setores como da UTI, não serão afetados durante a paralisação. A gente fica indignado que eles não seguem um padrão, nós fizemos um acordo que até parcelava o pagamento desse piso, então eles estão agindo de forma discriminatória, como se a gente não merecesse esse piso”, criticou.

Em nota, a Unimed Teresina informou que tentou diversas vezes diálogo com o sindicato e que não conseguiu. Disse ainda que aguarda um posicionamento do sindicato para uma negociação sobre o piso.

“A Unimed Teresina continua disposta a abrir as tratativas. Reiteramos que acreditamos no diálogo como a melhor forma de solucionar conflitos e continuamos buscando contato com o Senatepi para encontrar uma solução que beneficie a todos”, informou.

Confira a nota na íntegra:

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais