Cidadeverde.com

Áreas em expansão de Teresina concentram números de homicídio, diz SSP

Imprimir

Foto: Ascom/ SSP-PI

Por Adriana Magalhães 

As áreas em expansão de Teresina concentraram a maior parte das ocorrência de crimes violentos, como homicídio, nos primeiros três meses deste ano. Os números foram apresentados pelo secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, à imprensa nesta quarta-feira (03).

São denominadas áreas em expansão a região dos bairros Pedra Mole, Santa Maria da Codipi e Santo Antônio. O controle da região da Santa Maria da Codipi, por exemplo, é disputada por duas organizações criminosas. 

Nos números apresentados hoje, o secretário destacou a redução de 23% no número de homicídios e, em especial, de homicídios realizados com arma branca, que teve uma queda de 55%.

"A operação Silêncio e Paz e a ocorrência do período chuvoso, neste início de ano, contribuem para a redução do número de crimes violentos, especialmente aqueles realizados com o uso de arma branca. Em geral, as pessoas bebem demais e acabam tirando a vida de outra pessoa num momento de descontrole", disse. 

As operações realizadas pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) e pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) também foram pontuados pelo secretário. 

"As operações do Draco e do Denarc se concentraram nas regiões em expansão da Capital, para promover a apreensão de armas, o cumprimento de mandados de prisão e o encarceramento de indivíduos que estão atuando em nome de facções criminosas", explicou. 

Veja também: 

Número de homicídios caiu 23% no Piauí 

No primeiro trimestre deste ano, o número de homicídios alcançou uma redução de 23%. De janeiro a março de 2023 foram assassinadas 189 pessoas, em todo o estado. No mesmo período deste ano, foram registrados 146 homicídios. 

"O nosso foco é salvar vidas. Hoje temos uma média de 1,6 mortes por dia, no mesmo período do ano passado esse número era de 2,1 mortes diárias no estado. Estamos trabalhando para que o número de homicídios por mês fique abaixo de 50", disse Chico Lucas.

A Secretaria de Segurança tem dado atenção especial para as tentativas de homicídio, fazendo um trabalho para reduzir o número de notificações. 

"Quando iniciamos uma investigação de homicídio descobrimos que a vítima já havia sofrido atentados anteriores. Além disso, o movimento natural de quem sofre uma agressão deste tipo é revidar, o que aumenta a ocorrência de homicídios", analisa. 

Números de estupro registraram queda, mas seguem preocupando 

O número de estrupo e de estrupo de vulnerável registraram queda nos primeiros três meses do ano, mas a dinâmica do crime preocupa as autoridades de segurança.

Foto: Ascom/ SSP-PI

De janeiro a março de 2023 foram registrados 86 casos de estupro, no mesmo período deste ano foram registrados 61 casos. A redução chegou a 29%. 

O estupro de vulnerável, que tem como vítima crianças menores de 14 anos, também registrou queda de 26%.

"A questão do estupro de vulnerável preocupa muito, pois não há nada que possamos fazer. O crime acontece, geralmente, dentro da casa da vítima ou do suspeito e a sub-notificação é um problema", explica. 

A Secretaria de Segurança pretende divulgar novos dados a cada três meses.

Número de roubos caiu 42% em três meses 

O registro de queda no número de roubos e furtos foi destaque durante a apresentação. A apreensão e devolução de celulares foi apontado como o responsável pela queda desse tipo de crime.

Nos primeiros três meses de 2023 forma registrados mais de 5 mil roubo, no mesmo período de 2024 foram registrados pouco mais de 3 mil roubos no estado, uma queda de 41%. O número de furtos também caiu, passou de 6984 no ano passado para 5208, este ano. Uma queda de 25%.

"A queda no número de furtos poderia ser maior, mas algumas pessoas costumam registrar a perda de celular como furto, na esperança de ter o aparelho restituído, a fim de quem encontre o aparelho seja notificado para realizar a devolução. Convocamos algumas pessoas para explicar a origem de aparelhos telefônicos e chegando aqui eles informaram que perderam o aparelho, mas que conseguiram encontrar, acontece", explicou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais