Cidadeverde.com

Candidatas à reitoria iniciam campanha na UFPI; eleição terá nova data e será em urnas eletrônicas

Imprimir

Lívia Nery, Nadir Nogueira e Flávia Lorenne disputam a reitoria da UFPI no pleito de 2024

Por Roberto Araujo

Teve início nesta quarta (3) o período de campanha eleitoral da disputa para a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A consulta universitária terá, pela primeira vez, três mulheres na disputa. O Conselho Universitário da instituição voltou atrás e decidiu mudar a data da eleição, que agora ocorrerá em 15 de junho, e o sistema de votação agora deverá ser por urnas eletrônicas.

A reunião do conselho superior que decidiu pelas mudanças ocorreu na última terça (26). Anteriormente, a data da votação estava marcada para 24 de abril, e o sistema de votação seria pelo sistema eletrônico da Universidade, o SIG Eleição. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O presidente da Comissão Eleitoral, Jean Catapreta, disse que ainda vai aguardar a publicação da resolução para os ajustes no calendário da eleição. 

“A votação de qualquer forma será eletrônica, ou pelo SIG Eleição, que é do sistema SIGAA que as universidades usam, ou através das urnas eletrônicas do TRE. É porque houve uma resolução para essa consulta à comunidade e depois houve uma votação no Conselho Universitário a respeito da mudança. Mas ainda não foi publicado, enquanto não for publicado, tá valendo o atual", disse.

Nesta quarta (3) aconteceu o sorteio dos números das chapas, que ficou com a seguinte definição:

Chapa 1 - Renovação com Autonomia e Humanidade - Lívia Nery (reitora) e Welter Cantanhêde (vice)
Chapa 2 - Democracia, Reconstrução e Sustentabilidade - Nadir Nogueira (reitora) e Edmilson Miranda (vice)
Chapa 3 - Juntos pela Ufpi: Rumo a Novos Tempos - Flávia Lorenne (reitora) e Viriato Campelo (vice)

Candidatas iniciam campanha 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Candidatos pela chapa 1, Lívia Nery e Welter Cantanhede fizeram reunião no Centro de Tecnologia da UFPI

Com o início do prazo permitido para a campanha eleitoral nesta quarta, as candidatas a reitora já iniciaram suas atividades de campanha. 

Pela chapa 1, Lívia Nery fez reuniões com servidores técnicos no Centro de Tecnologia (CT) e falou sobre suas principais propostas. 

“Defendemos um aumento no quantitativos de servidores na universidade, nos setores da assistência estudantil, no restaurante, na nossa Superintendência de Tecnologia da Informação, toda revitalização da comunicação. A UFPI precisa contribuir bastante para o desenvolvimento social do nosso estado”, defendeu. 

A candidata da chapa 2, Nadir Nogueira, fez campanha em Floriano, onde falou das suas principais ideias nesse processo eleitoral.

“Estamos apresentando nossas primeiras diretrizes da nossa campanha no ensino, na pesquisa, na extensão, na internacionalização, na pós-graduação, na inclusão, trazendo esse cenário atual e projetando o futuro da universidade que nós queremos, buscando a excelência, buscando a qualidade, a inclusão e a inovação”, disse. 

Foto: Reprodução

Candidatos pela chapa 2, Nadir Nogueira e Edmilson Miranda fizeram campanha em Floriano

A candidata Flávia Lorenne, da chapa 3, foi hoje até o campus de Bom Jesus, onde também desenvolveu atividades de campanha com a comunidade acadêmica local e apresentou propostas.

"Diante de todo o contexto de enfrentamentos de dificuldades das nossas universidades públicas brasileiras, a nossa gestão tem a grande missão que é planejar a nossa universidade em prol do desenvolvimento de políticas e projetos voltados ao acesso e à permanência dos nossos alunos nos espaços universitários", disse.

Estão marcados para ocorrer até a data da votação, debates eleitorais entre as chapas. 

Eleitorado de quase 40 mil eleitores

Aproximadamente 40 mil eleitores estarão aptos a participar do processo eleitoral, contando o número de professores efetivos, servidores e estudantes com matrícula ativa (o número oficial ainda será divulgado). A próxima reitora que assumir a instituição deverá administrar um recurso da ordem de R$ 119,5 milhões (orçamento de 2024) para a manutenção das atividades da instituição (O orçamento passa de R$ 900 milhões se contadas as despesas com pessoal).

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Estudantes do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O processo de escolha dos próximos dirigentes da UFPI não é uma eleição direta. A escolha se dá pelo presidente da República a partir de uma lista tríplice indicada pela instituição. A formação dessa lista parte do processo de consulta universitária, onde professores, estudantes e servidores vão as urnas e escolhem seus candidatos. Esse processo também é caracterizado pelo fato de que o voto dos segmentos tem pesos diferentes: enquanto os votos de estudantes e servidores técnicos representam 15% cada, o dos professores tem peso de 70%.

Dentre as características desta eleição, estão o fato de que o atual reitor, Gildásio Guedes, não deverá disputar a reeleição (o atual mandato dele se encerra em 20 de novembro de 2024). O atual vice-reitor, Viriato Campelo, é candidato a reeleição pela chapa 3.

Leia também: UFPI inicia processo eleitoral para escolher próxima reitoria; três candidatas deverão disputar

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais