Cidadeverde.com

Após chuvas, CPRM registra aumento dos rios Parnaíba, Poti, Marataoan e Longá

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

Com as recentes chuvas, está sendo registrado um aumento nos rios Parnaíba, Poti, Marataoan e Longá, informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na manhã desta quinta-feira (4). O rio Marataoan, em Barras, é o que mais gera preocupação, pois se aproxima da cota de inundação. O rio Longá, em Esperantina, entrou em cota de atenção, e o Poti ainda deverá entrar em cota de atenção nas próximas horas.

“Considerando o atual cenário, solicita-se que os órgãos de salvaguarda permaneçam em prontidão, acompanhando de perto a evolução da situação, especialmente nas cidades de Barras e Esperantina. Além disso, é importante manter atenção à elevação do nível do rio Poti em Teresina, que poderá entrar em cota de atenção nas próximas horas”, destacou o CPRM.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,91 m, sendo previsto que o rio apresente nas próximas horas um quadro de elevação, mantendo-se em condição de normalidade, e deve atingir 4,45 m, se aproximando do nível de atenção. Na capital, a cota de inundação do Parnaíba é de 6,87 m.

Já a cota atual do rio Poti, localizada em Teresina, é de 7,31 m, devendo sofrer um aumento para 8,65 m nas próximas 10 horas, entrando em situação de atenção. No Poti, a cota de inundação de 10 m.

Apesar da elevação desses rios na capital, a situação ainda é de normalidade, pois estão longe da cota de inundação.

No interior

Fonte: Reprodução

Rio Marataoan

Em Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,06 m, e deve sofrer leve elevação nas próximas 8h, mantendo-se em situação de alerta, mas ficando apenas 13 cm abaixo da cota de inundação que é de 4,20 m.

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 6,43 m, entrando em cota de alerta. O CPRM informou que a tendência de momento é que o rio sofra elevação nas próximas horas, devendo chegar a valores em torno de 6,88 m. No município a cota de inundação é de 7,40 m.

Foto: Bárbara Rodrigues

Já em Luzilândia, o rio Parnaíba, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,37 m, abaixo da cota de alerta com a tendência do rio permanecer em recessão lenta nas próximas 12h, com nível previsto da ordem de 4,34 m, mantendo a condição de atenção. 

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,90 m, portanto abaixo da cota de atenção de 5,50 m, devendo reduzir o seu nível nas próximas 8h, com cota prevista de 3,36 m, em condição de normalidade.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais