Cidadeverde.com

Piauí já registrou quase 250 colisões em postes neste ano; foram mais 800 casos em 2023

Imprimir

Foto: Ascom/Equatorial Piauí

Por Bárbara Rodrigues (Com informações da Equatorial Piauí)

A Equatorial Piauí informou que registrou 807 ocorrências de colisões de veículos com postes da rede elétrica em todo o ano de 2023. Somente neste ano já foram 246 casos, o que representa uma média de 82 abalroamentos por mês.

Teresina segue como a cidade com o maior número de casos, registrando 123 ocorrências em 2023, representando 15% do total. O ranking é completado por Luís Correia (36), União (22), Parnaíba (22) e Floriano (19). Neste ano, a capital segue na frente com 28 registros.

Esse tipo de acidente provoca danos à estrutura da rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia.Somente em 2023, cerca de 552.255 clientes ficaram sem energia devido a colisões com poste.

Até março deste ano, esse tipo de ocorrência prejudicou o fornecimento para quase 95 mil clientes. 

Foto: Reprodução redes sociais

“Muitas vezes os danos causados nas estruturas são muito severos, comprometendo não apenas o poste, mas também seus componentes como transformadores, fios e chaves (canela), precisando de equipes especializadas para restabelecer a energia aos consumidores impactados”, afirmou Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí.

Em 2022 foram 679 colisões em postes, o que significa que em 2023 ocorreu um aumento de 20%.

O que fazer nesse tipo de acidente

A Equatorial Piauí orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que entre em contato por meio da Central de atendimento, pelo número 0800 086 0800.

Em casos em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair, a orientação é aguardar dentro do veículo e não tocar nas partes metálicas, acione a Equatorial e o Corpo de Bombeiros.

Ressarcimento de danos 

Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais