Cidadeverde.com

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o Piauí; confira a previsão

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

O Piauí está em alerta amarelo com previsão de chuvas para todo o estado nesta sexta-feira (5), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão segue até sábado (6) quando será emitido um novo boletim.

A previsão é de chuva entre 20 até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h. É considerado baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o instituto, até o dia 17 de abril, no Nordeste são previstas pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes, principalmente, no centro-norte da região, com volumes superiores a 70 mm. 

Foto: Inmet

Cuidados:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nível dos rios

Devido às chuvas, dois rios na cidade estão em cota de alerta, o Marataoan e Longá, que estão localizados respectivamente em Barras e Esperantina. No caso do Marataoan, ele se aproxima do nível de inundação. 

Em Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,07 m, em situação de alerta, pois segue próximo da cota de inundação que é de 4,20 m. Não é previsto aumento no nível nas próximas horas, isso se não ocorrerem chuvas intensas. 

Foto: Reprodução

Rio Marataoan

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 6,74 m, em situação de alerta, pois o início da inundação na cidade é a partir de 7,40 m. A tendência é de diminuição do nível nas próximas horas, caso não ocorram novas chuvas intensas.

Os demais rios estão em situação de normalidade.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais