Cidadeverde.com

Rio Marathaoan atinge cota de inundação em Barras; nível do rio Parnaíba já preocupa em Esperantina e Luzilândia

Imprimir

Foto: Reprodução / Redes sociais

Por Adriana Magalhães, com informações do Serviço Geológico do Brasil

O rio Marathaoan ultrapassou a cota de inundação na cidade de Barras na madrugada deste domingo (07).

De acordo com o boletim emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba às 6h30 deste domingo (07), o nível do rio chegou a 4,25 m ultrapassando em cinco centímetros a cota de inundação.

Ainda segundo o documento, o nível do rio deve continuar subindo até por volta das 14h deste domingo e fechar o dia com 15 centímetros acima da cota de inundação.

O boletim aponta que as chuvas das últimas 24 horas, nas cidades banhadas pela bacia do Parnaíba, são responsáveis pela elevação do nível das águas no Marathaoan e em outros rios que formam a bacia do Parnaíba.

Ontem (06), a situação em Barras já estava sendo monitorada pela Defesa Civil Estadual.

Situação do rio Parnaíba

Na divisa entre Floriano (PI) e Barão de Grajaú (MA), o rio Parnaíba segue abaixo da cota de inundação, mas o nível da água deve aumentar até o começo da tarde deste domingo. A expectativa é que nas duas cidades o rio feche o dia abaixo da cota de inundação é que de 5,50 m.

Entre Teresina (PI) e Timon (MA) há previsão para o aumento do nível do rio Parnaíba, mas o nível da água deve chegar a 4,33 m, abaixo da cota de inundação que é de 4,90 m.

Na cidade de Coelho Neto (MA) a cota atual do rio Parnaíba é de 6,50 m, limiar da condição de Atenção. É previsto que o nível do rio chegue a valores próximos de 6,25 m nas próximas 16 horas, ficando, portanto, 25 cm abaixo da cota de Atenção (6,50 m).

EM Luzilândia (PI), o Parnaíba já atingiu a cota de alerta. A tendência é que o nível da água do rio alcance a cota de 5,34 por volta das 18h e a situação de alerta permaneça ativa.

Rio Poti

A situação em Teresina é de normalidade. A medição na Fazenda Cantinho II revelou que o nível do rio é de 5,27 m. O nível do rio deve permanecer subindo durante todo o dia.

Rio Longá

O rio Longá em Esperantina atingiu o nível de 6,98 m, e está a 58 cm acima da cota de Alerta que é de 6,40 m. A tendência é que o nível do rio permaneça subindo nas próximas hora e feche o dia 10 cm abaixo da situação de inundação.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais