Cidadeverde.com

Mês de conscientização sobre a cegueira alerta para consultas regulares ao oftalmologista

Imprimir

Foto: Freepik 

A campanha Abril Marrom, idealizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, o combate e a reabilitação às diversas doenças que podem acometer os olhos e levarem à perda irreversível da visão.

De acordo com o oftalmologista Mateus Vilar, a campanha é fundamental porque muitas pessoas não têm o hábito de cuidar da saúde ocular e acabam não realizando exames preventivos regularmente.

“Ao conscientizar sobre a importância da saúde dos olhos e promover a prevenção de doenças oculares, a campanha contribui para evitar a perda da visão. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente”, explicou o especialista, destacando ainda que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.

O oftalmologista alerta para alguns sinais que as pessoas devem ficar atentas e procurar imediatamente um especialista: “Visão embaçada ou turva, dores de cabeça frequentes, olhos vermelhos, coceira, secreção ocular, sensibilidade à luz, dificuldade em enxergar à noite, mudanças na visão periférica, manchas na visão, entre outros. Qualquer alteração na visão deve ser avaliada por um oftalmologista”, ressalta.

Muitos casos de cegueira são tratáveis ou preveníveis. Algumas das principais causas de cegueira evitável incluem a catarata, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), o glaucoma, a retinopatia diabética e a ceratocone.

“Todas essas condições podem ser tratadas e, em muitos casos, a cegueira pode ser evitada com diagnóstico precoce e tratamento adequado”, orienta Mateus Vilar.

Ele acrescenta ainda os tipos de cegueira irreversíveis: cegueira congênita (presente desde o nascimento), certas formas de degeneração macular avançada, glaucoma em estágio avançado e certas lesões irreparáveis na retina.

“Nessas situações, infelizmente, a perda da visão é permanente. Por isso é fundamental a prevenção e o diagnóstico precoce para evitar o avanço dessas condições”, reforça o oftalmologista.

Dessa forma, visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de prevenir doenças que causam a cegueira. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para que o paciente possa manter uma boa visão ao longo da vida.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais