Cidadeverde.com

10 motivos para incluir a aveia na dieta

Imprimir

Foto: Freepik

A aveia, conhecida por sua versatilidade e valor nutricional, tem se destacado como um alimento fundamental para uma dieta equilibrada e saudável. Rica em fibras solúveis, proteínas, vitaminas e minerais, ela oferece uma série de benefícios para a saúde, como auxiliar no emagrecimento e melhorar o funcionamento do intestino.

Por isso, abaixo, confira alguns motivos para inserir esse grão na sua dieta!

 

1. Rica em fibras poderosas

 

A aveia é uma excelente fonte de fibras solúveis, como a betaglucana, que auxilia na redução dos níveis de colesterol. “[A betaglucana] é um tipo de fibra solúvel que diminui a absorção do colesterol e açúcar. Dessa forma, o consumo desse cereal diariamente, em frutas e no próprio iogurte, é importante para controle do diabetes e do colesterol”, explica a nutricionista Pollyanna Ayub.

 

2. Ajuda no controle do peso

 

As fibras da aveia também proporcionam maior saciedade devido à capacidade de formar um gel no trato gastrointestinal. Isso significa que ela não apenas satisfaz a fome imediata, mas também ajuda a manter a ingestão calórica equilibrada ao longo do dia. “A aveia tem carboidratos de absorção lenta, que dão a sensação de saciedade por mais tempo, auxiliando no emagrecimento”, explica a nutricionista Daniela Medeiros.

 

3. Cereal melhora a beleza e a saúde da pele

 

Conforme Daniela Medeiros, esse cereal também é rico em cisteína e vitaminas do complexo B, principalmente vitamina B1, que ajuda a promover uma pele saudável, tonificada e firme. “A aveia também é fonte de silício, que protege a integridade das fibras de elastina e colágeno, preservando a elasticidade e flexibilidade dos tecidos da pele”.

 

4. Fonte de nutrientes essenciais

 

Rica em vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e zinco, a aveia é um pacote completo de nutrientes essenciais para a saúde. As vitaminas do complexo B, por exemplo, auxiliam na conversão dos alimentos em energia utilizável, contribuindo para o funcionamento eficiente do sistema nervoso.

 

Segundo o nutricionista Daniel Medeiros, essa junção de nutrientes essenciais também ajuda a reduzir processos inflamatórios no corpo. “Essa combinação de nutrientes é importante não só para a beleza da pele, como dos cabelos e das unhas também. O selênio, por exemplo, é necessário para o metabolismo hormonal e atua em sistemas de defesa antioxidante”, afirma.

 

5. Auxilia a saúde cardiovascular

 

Estudos indicam que os betaglucanos presentes na aveia têm a capacidade de aumentar a produção de óxido nítrico, uma substância que promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando assim o fluxo sanguíneo e auxiliando na prevenção de doenças cardíacas

 

6. Melhora a digestão

 

As fibras insolúveis presentes na aveia desempenham um papel multifacetado na promoção da saúde digestiva. Elas têm a capacidade de absorver água, o que aumenta o volume e a maciez das fezes. Esse efeito é crucial não apenas para prevenir a constipação, mas também para regularizar os movimentos intestinais, promovendo uma evacuação mais confortável e prevenindo problemas como hemorroidas

 

7. Fonte de energia

 

A aveia é uma excelente fonte de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, o que significa que ela é digerida e absorvida lentamente. Essa característica não apenas fornece uma fonte estável de energia, evitando picos e quedas abruptas de glicose no sangue, mas também contribui para a estabilidade emocional ao longo do dia.

 

8. Proteção antioxidante

 

Os antioxidantes presentes na aveia têm a capacidade de neutralizar os radicais livres no organismo, que são moléculas instáveis que podem causar danos celulares e contribuir para o envelhecimento precoce e várias doenças crônicas.

 

9. Alimento versátil

 

A aveia pode ser encontrada em flocos, farelo ou farinha De acordo com Daniela Medeiros, em média, é aconselhado ingerir entre 15 e 20 gramas diárias desse cereal. “Ela vai bem em receitas de pães, bolos e biscoitos, mas pode ser usada em mingaus e sopas ou batida com leite e frutas”, aconselha.

 

10. Favorece o bem-estar do corpo

 

Por ser um grão integral, a aveia apresenta vitaminas do complexo B. “O ácido fólico é a forma sintética da vitamina B9, também conhecida como folato. Essa substância é uma vitamina do complexo B imprescindível para a formação de glóbulos vermelhos e para o crescimento e função celular saudável”, explica a nutricionista Alessandra Feltre.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais