Cidadeverde.com

Nova imagem de Iemanjá será inaugurada na Avenida Marechal Castelo Branco

Imprimir

Foto: Divulgação

Atual imagem, onde está sendo construída uma nova base, e a nova escultura

Por Bárbara Rodrigues (Com informações da assessoria)

Os povos de Terreiro do Piauí ganharão uma nova imagem de Iemanjá, a orixá ligada ao mar, no monumento localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina.

A atual imagem já foi apedrejada por diversas vezes, já teve as mãos quebradas, e devido a isso teve que passar por várias restaurações

Agora uma nova imagem será inaugurada no domingo, dia 14 de abril, a partir das 15h30 com a presença de várias lideranças de Matriz Africana, de terreiros da capital e interior. Eles contaram com apoio de um empresário para subsidiar os custos da estátua imagem, que dessa vez terá uma pele negra em referência aos seus traços africanos.

“Vamos substituir a atual imagem, que, inclusive, está depredada, por uma totalmente nova. Essa nova Iemanjá tem a pele negra e traços mais africanos, em referência ao local de origem da orixá, então ela terá adornos como conchas, o rosto mais expressivo, está linda”, disse Ialorixá Neusa de Xangô.

Outra novidade é que visando deixar a imagem mais conhecida, o mesmo modelo será colocado no monumento Deusa das Águas com as obras de revitalização do Polo Cerâmico. Neste monumento da zona Norte, além de Iemanjá, Oxum, a orixá da fertilidade, do amor e das águas doces também vai contemplar os povos de Terreiro. Embora as duas imagens estejam prontas, o monumento Deusa das Águas aguarda definição do Governo do Piauí para ser inaugurado.

Quem é Iemanjá

Iemanjá é um orixá (divindade africana) feminino das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nígero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significam “mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.

Iemanjá é a padroeira dos pescadores. Para as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em suas demandas amorosas.

 

Programação de inauguração 

Para a solenidade, os participantes devem comparecer com roupas brancas.

  • 15h30 - Concentração - Av:Marechal Castelo Branco no Monumento de Iemanjá 
  • 16h - Padê de Exú
  • 16h30 - Momento de Consagração do Monumento de Iemanjá , com oferendas e o ritual.
  • 17h - Grande Gira e Momento de Passe e Bênçãos e com a participação do terecô do Maranhão.
  • 19h - Pagode para Ogum 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais