Cidadeverde.com

Morre, aos 68 anos, o professor e poeta Élio Ferreira de Souza

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Morreu no início da noite desta quinta-feira (11) o professor e poeta Élio Ferreira de Souza. Ele estava enfrentando um câncer e estava internado em um hospital de Teresina. 

Elio Ferreira de Souza era poeta, professor e ensaísta brasileiro. Natural de Floriano, gostava de se apresentar como uma figura múltipla: poeta, ensaísta, professor de literatura, capoeirista, rapper, e técnico em educação. Ele era professor de literatura da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). 

O velório será nesta sexta-feira (12), a partir das 8h, na funerária Lótus, localizada na Avenida Miguel Rosa.

Trajetória na literatura

Publicou os seguintes livros de poesia: Canto sem viola (1982), Poemartelos (o ciclo do ferro) (1986), O contra-lei (o ciclo do fogo) (1994), O contra-lei e outros poemas (1997) e América Negra (2004). Publicou também, em 2005, o livro Identidade e solidariedade na literatura do negro brasileiro: de Padre Antônio Vieira a Luiz Gama, com o qual obteve a primeira colocação no concurso de ensaios Mário Faustino, da Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC. Estudioso da cultura e literatura afro-brasileiras, concluiu, em outubro de 2006, sua tese Poesia negra das Américas: Solano Trindade e Langston Hughes, recebendo o título de Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

Poetas e amigos lamentaram a morte de Elio Ferreira. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais