Cidadeverde.com

Com rios acima do nível normal, Piauí tem alertas de chuvas intensas e de risco para inundações

Imprimir

Foto: Reprodução

Por Breno Moreno

Dois novos alertas foram emitidos para o Piauí neste domingo (15). Além de previsão de chuvas intensas para diversos municípios, há também um risco leve para ocorrência de novas eventos ou a permanência de inundações em algumas áreas da bacia do Rio Parnaíba. 

Segundo o alerta metereológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 88 municípios localizados nas regiões Centro-Norte e Sudoeste do estado podem registrar chuva com acumulado de até 50 milímetros ao dia e ventos intensos podendo chegar aos 60 km/h).

Fonte: Reprodução/Inmet

Nesse caso, a orientação do órgão é que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda durante rajadas de vento, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), considera há risco moderado para novos eventos ou a permanência de inundações na bacia do Rio Parnaíba. A avaliação leva em conta justamente a previsão de novas chuvas. 

Fonte: Reprodução/Cemaden

20240414_hidro.png

A situação deixa em alerta algumas cidades com rios acima da cota de normalidade, pois as chuvas podem proporcionar uma nova elevação dos níveis dos rios, além da possibilidade de pancadas de chuva localizadas que podem deflagrar alagamentos em áreas urbanizadas e com drenagem deficiente.

É o caso de Barras, Esperantina e Luzilância. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), os rios Marataoan, Longá e Parnaíba, respectivamente, encontravam-se, até o começo da tarde deste domingo (14), acima da cota de inundação. 

Fonte: Reprodução/SGB

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais