Cidadeverde.com

Rio Parnaíba está 23 cm acima da cota de inundação em Luzilândia

Imprimir

Foto: Defesa Civil de Luzilândia

Rio Parnaíba em Luzilândia

Por Bárbara Rodrigues

Com a redução das chuvas, o rio Marataoan, em Barras, também saiu da situação de inundação, e agora somente o rio Parnaíba, em Luzilândia, está acima da cota de inundação. Os dados foram informados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na Bacia do Parnaíba.

Em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,93 m, o que significa que está 23 cm acima da cota de inundação que é de 5,70 m, com a tendência de se manter equilíbrio nas próximas horas.

Na cidade de Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,13 m, então está apenas a 7 cm abaixo da cota de inundação, devendo manter seu nível em recessão lenta nas próximas horas, permanecendo na atual situação de alerta, desde que não sejam observadas chuvas intensas.

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 6,70 m, e está 70 cm abaixo da cota de inundação. Segundo o CPRM, a tendência de momento é que o rio se mantenha em recessão nas próximas horas, devendo chegar a valores próximos de 6,55 m, continuando na condição de alerta.

Foto: Bárbara Rodrigues

Rio Longá em Esperantina

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,39 m, abaixo da cota de atenção, devendo apresentar redução, permanecendo em condição de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,60 m, portanto 30 cm abaixo da cota de atenção, em situação de normalidade, devendo manter um quadro de leve recessão nas próximas horas.

Já a cota atual do rio Poti, em Teresina, é de 5,59 m. O rio está em processo recessivo, permanecendo em condição de normalidade.

“Tendo em vista o quadro atual, solicita-se que os órgãos de salvaguarda mantenham as medidas de remediação em Luzilândia, dada a situação atual de inundação. E atentos ao comportamento dos rios Marataoan em Barras e Longá em Esperantina, que ainda se encontram em níveis próximos da cota de inundação”, alertou o CPRM.

Segundo dados da CHESF, a Barragem de Boa Esperança se encontra em 91,83% de seu volume útil e a vazão descarregada no momento é de valores da ordem de 415 m³/s.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais