Cidadeverde.com

Seduckathon chega a fase final com dez equipes disputando bolsas de intercâmbio

Imprimir

As dez equipes vencedoras da segunda etapa do 1º Seduckathon disputam, entre os dias  24 a 26 de abril, a grande final da competição promovida pela Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI) que levará estudantes da rede estadual de ensino para intercâmbio em instituições nos Estados Unidos e Coreia do Sul.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc-PI, Paulo Henrique Pinheiro, explicou que as equipes que disputam a terceira e decisiva fase do Seduckathon terão que “tirar do papel” a ideia de projeto desenvolvida na segunda etapa da competição. 

“Eles terão que transpor o que está no projeto para um programa e entregar isso. Cada equipe tem que entregar o produto, vai haver um julgamento, e o governador com o secretário vão anunciar quais são os quatro times que irão dia 23 de setembro para Boston e os dois times que irão em novembro para Seul”, afirmou.

Foram 1500 inscritos na primeira fase. Destes, foram classificados 150 estudantes para a segunda fase, formaram 30 times, que apresentaram projetos de programação, inteligência artificial para resolverem desafios de suas escolas, com orientação dos professores.

Foto: Fernanda Ito Ota/Cidadeverde.com

O Seduckathon é uma competição de programação envolvendo os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Seduc, regularmente matriculados nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, com o objetivo de selecionar alunos e professores para intercâmbio internacional.

Alunos e professores quatro equipes que não ganharem o intercâmbio para os Estados Unidos e Coreia do Sul serão premiados com bolsas de R$ 350 e R$ 1.000, respectivamente, durante dez meses. Além disso, também poderão ter seus projetos “encubados” para se transformarem em startups. 

“Estão se envolvendo com o cotidiano da escola e buscando soluções para melhorar esse cotidiano. Vamos encubar esses projetos no HUB de tecnologia da Invest Piauí, porque alguns deles podem claramente virar startup de sucesso, que podem ganhar o mundo. A nossa meta é levar 100 estudantes para o exterior no 2° Seduckathon”, disse. 

A final acontece no auditório do Centro de Convenções de Teresina (CCT) e será aberta ao público. “Montamos quiosques com cinco computadores integrados, para que cada um dos times possam trabalhar seus projetos. Eles vão programar durante esses três dias de evento”, concluiu o superintendente da Seduc-PI. 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais