Cidadeverde.com

Palmeiras bate o Flamengo e chega à vice-liderança

Imprimir
O Flamengo bem que queria arrancar de vez no Campeonato Brasileiro. Pois é, ficou apenas na vontade. Em uma noite pouco inspirada nesta quarta-feira, no Maracanã, a equipe carioca foi derrotada por 2 a 1 pelo Palmeiras, em partida válida pela 11ª rodada da competição. Diego Souza e Ortigoza, no primeiro tempo, fizeram os gols do Alviverde, enquanto que Adriano, em cobrança de pênalti, descontou.



O resultado levou o Palmeiras à segunda colocação, com 22 pontos. Na próxima rodada, o adversário será o Santo André, no sábado, no Palestra. Já o Flamengo, que continua com 15 pontos e na oitava posição, faz o clássico com o Botafogo, no domingo, também no Maracanã.

Antes de a bola rolar o discurso do Flamengo foi o de procurar forçar as jogadas pelo seu lado direito de ataque. No entanto, com Everton mais solto na lateral-esquerda na vaga de Juan, lesionado, a equipe do técnico Cuca procurou confundir a marcação dos paulistas. Mas o primeiro lance de perigo foi dos visitantes. Aos três minutos, Danilo errou a altura da bola ao acertar uma cabeçada, mas assustou ao goleiro Bruno.

Porém, a principal característica da primeira etapa foi a marcação dos dois lados. O Flamengo teve o domínio das ações, enquanto que o Palmeiras ajustou-se para pegar o adversário desprevinido nos contra-ataques, principalmente contando com erros por conta das condições ruins do gramado do Maracanã, que foi palco do show do cantor Roberto Carlos. Com muita correria e pouca chances criadas, o melhor lance do Flamengo foi um chapéu do volante Willians em um adversário. Mas daí em diante, mesmo tendo mais volume de jogo, o Flamengo sofreu um golpe que comprometeu sua atuação.

Aos 24 minutos, depois de Diego Souza também dar seu show particular com dois chapéus nos marcadores, os paulistas chegaram ao gol. O zagueiro Wellinton e o atacante Ortigoza se enrolaram depois de uma bobeada na saída de bola rubro-negra. Os dois caíram e a bola sobrou limpa para Diego Souza, que limpou Ronaldo Angelim e bateu firme no canto direito do goleiro Bruno: 1 a 0. Além da desvantagem no marcador, o Flamengo teve de suportar as vaias da torcida. Wellinton, Léo Moura e Kleberson, este último em noite irreconhecível, foram os principais alvos.

Tranquilo e com uma proposta de jogo eficiente, o Palmeiras passou a tomar conta da partida e começou a jogar com nervosismo do adversário. Aos 33, Ronaldo Angelim foi cortar um cruzamento e quase marcou contra. Foi a senha para a arquibancada perder a paciência. Só que a torcida não sabia era que ainda tinha coisa pior para acontecer. Aos 41, Dayvid Sacconi perdeu boa chance, mas dois minutos depois não teve jeito. Kleberson bobeou na intermediária, perdeu a bola e o ataque alviverde encontrou Ortigoza nas proximidades da pequena área: 2 a 0.

O técnico Cuca pediu aos seus comandados que utilizasse mais as laterais do campo, porém, com uma maior objetividade. Inicialmente, até pareceu que as instruções fariam efeito. Aos três minutos, Everton fez linda jogada individual, passou por três marcadores e bateu firme no canto esquerdo do goleiro do Palmeiras. A torcida flamenguista já se preparava para comemorar o gol, mas o camisa 1 praticou uma defesa espetacular.

Assim como na etapa inicial, o Rubro-Negro bem que conseguiu ter mais volume de jogo. Só que com a necessidade de sair em busca do resultado, o Palmeiras só teve mesmo o trabalho de não cometer falhas bobas no seu sistema defensivo, pois o rival tropeçou nas próprias pernas ao errar fundamentos básicos do jogo. Aos 26, Adriano só foi notado porque Danilo puxou a sua camisa dentro da área na frente do árbitro. Pênalti claro, que o camisa 9 cobrou com categoria e diminuiu.

A torcida, como não poderia deixar de ser, inflamou. Mas a equipe ficou devendo. Aos 30, Ortigoza ganhou na raça e também obrigou ao goleiro Bruno a defender uma bola cruzada com muita dificuldade. O maior tempo com a bola no pé por pouco não fez o Flamengo encontrar a igualdade. Aos 38, depois de um cruzamento da intermediária pela direita, Zé Roberto acertou uma cabeçada no meio do gol, mas Marcos fez uma defesa providencial. Sem mais ter forças para torcer por algo melhor, a torcida rubro-negra deixou o estádio vaiando os jogadores.

FLAMENGO 1 X 2 PALMEIRAS:

Flamengo:
Bruno, Welinton, Everton Silva (Fierro) e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura (Maxi), Willians, Kleberson, Zé Roberto (Camacho) e Everton; Emerson e Adriano
Técnico: Cuca

Palmeiras:
Marcos, Maurício Ramos, Edmílson (Sandro Silva) e Danilo; Wendel, Pierre, Cleiton Xavier, Deyvid Sacconi (Fabinho Capixaba) e Armero; Diego Souza e Ortigoza (Marcão)
Técnico: Jorginho

Data: 15/7/2009 (quarta-feira)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuadem (Fifa-RS)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Altemir Hausmann (RS)
Cartões amarelos: Wellinton, Ronaldo Angelim, Willians (FLA) e Pierre (PAL)
Gols: Diego Souza (PAL), aos 24, Ortigoza (PAL), aos 43 do primeiro tempo; Adriano (FLA), aos 26 da etapa final

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: