Cidadeverde.com

9 tipos de ácidos benéficos para a pele

Imprimir

Foto: Freepik

Atualmente no mercado de skincare, existem diversos tipos de ácidos que oferecem uma ampla gama de benefícios para a pele. Há uma infinita gama de produtos para tratar acne, hiperpigmentação, ressecamento, linhas finas e outros problemas de pele. Por isso, abaixo, conheça alguns dos ácidos mais populares!

 

1. Ácido hialurônico

 

É um ácido naturalmente presente na pele, responsável por reter a umidade. Pode ser usado em cremes para hidratar a pele, melhorar a elasticidade e preencher linhas finas.

 

2. Ácido glicólico

 

É um tipo de ácido alfa-hidroxi (AHA) derivado da cana-de-açúcar. Promove a esfoliação, removendo as células mortas da pele, resultando em uma pele mais suave, uniforme e com menos manchas.

 

“Por isso, ele pode ser um complemento para atuar contra as manchas, na medida em que diminui a espessura da pele e facilita o trabalho de substâncias clareadoras”, destaca a Dra. Mônica Aribi, dermatologista e sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

3. Ácido salicílico

 

Este beta-hidroxiácido (BHA) penetra nos poros e é ideal para peles oleosas e propensas a acne. Isso porque ajuda a desobstruir os poros, reduzindo a acne e a inflamação.

 

4. Ácido lático

 

Esse é outro tipo de AHA encontrado em produtos para esfoliação. É mais suave que o ácido glicólico e adequado para peles sensíveis, ajudando na renovação celular e hidratação.

 

5. Ácido kójico

 

Derivado de cogumelos, é um agente clareador eficaz para reduzir a hiperpigmentação e manchas na pele. “Ele é um potente despigmentante natural e inibe a ação da tirosinase [enzima com papel-chave na produção de melanina], promovendo a diminuição da formação de pigmento, e pode ser usado sinergicamente com vários outros ativos clareadores para potencialização dos resultados”, explica a Dra. Mônica Aribi.

 

6. Ácido ferúlico

 

Antioxidante poderoso que protege a pele contra danos dos radicais livres causados pelo sol. Pode ser usado em conjunto com a vitamina C e E para potencializar os efeitos antioxidantes.

 

7. Ácido ascórbico (Vitamina C)

 

É um antioxidante conhecido por iluminar a pele, estimular a produção de colágeno, reduzir manchas escuras e proteger contra danos causados pelo sol. “Esse ácido uniformiza o tom de pele e tem duas ações importantes no clareamento: inibe a atividade da enzima tirosinase, responsável pela síntese de melanina, e tem efeito protetor da radiação UV, já que a fotoexposição gera espécies reativas de oxigênio, que desencadeiam a produção de pigmentos na pele [...]”, destaca a Dra. Mônica Aribi.

 

8. Ácido azelaico

 

Ele ajuda a tratar a acne, reduzindo a inflamação e a hiperpigmentação. Tem propriedades antibacterianas e antioxidantes. “Esse ácido age nas células produtoras de pigmento (melanócitos), interrompendo essa atividade e seu desenvolvimento. É um ativo que age no excesso de pigmentação, e não no pigmento normal da pele, inibindo uma enzima chamada tirosinase, que atua e estimula o processo de produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele”, explica a médica.

 

9. Ácido Retinóico

 

É derivado da vitamina A e altamente eficaz na renovação celular, aumentando a produção de colágeno, diminuindo rugas finas, melhorando a textura e uniformizando a pigmentação da pele. “Por esse efeito de renovação, ele pode ser usado em associação a outras substâncias clareadoras com o benefício de trazer à superfície células sem manchas”, afirma a médica.

 

Cuidados com a utilização

 

A aplicação de ácidos na pele deve ser gradual e, para evitar reações adversas, é aconselhável realizar um teste de sensibilidade e consultar um dermatologista antes de iniciar o uso, principalmente se tiver pele sensível ou condições de pele específicas. Além disso, é essencial utilizar um hidratante adequado e protetor solar diariamente ao usar produtos com ácidos, pois eles podem aumentar a sensibilidade da pele ao sol e causar ressecamento.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais