Cidadeverde.com

Penitenciária em Buriti dos Lopes será inaugurada no 2º semestre, diz secretário

Por Rebeca Lima 

Em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira (16), o secretário de Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto, informou que a penitenciária de Buriti dos Lopes, no Norte do estado, deve ser inaugurada no segundo semestre. O secretário destacou que o local terá os mesmos padrões de um presídio de segurança máxima.

“Estamos construindo uma penitenciária nova em Buriti dos Lopes com 306 vagas, uma penitenciária que será de segurança máxima, nos padrões dos presídios federais. Então, nós vamos inaugurá-la agora de agosto para setembro, estamos concluindo”, disse. 

Ainda segundo o coronel Carlos Augusto, até dezembro de 2025, todos os detentos do Piauí serão classificados em pequeno, médio e alto risco. A medida, segundo ele, vai direcionar as políticas e possibilitar a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

“A penitenciária de Buriti dos Lopes, eu costumo dizer, é o primeiro passo dentro de algo em que acredito dentro do sistema. Nós precisamos classificar os presos no Brasil e no Piauí, mas nós vamos fazer isso até dezembro de 2024. Nós vamos classificar as pessoas privadas de liberdade por risco: pequeno, médio e alto risco. Essa classificação é importante para direcionar a política social dentro da unidade e possibilitar a ressocialização dessas pessoas”, acrescentou.

Sobre as fugas ocorridas este ano nas penitenciárias do Piauí, o secretário de Justiça pontuou que apenas sete detentos seguem foragidos do sistema penal.

Leia também

“Nós tivemos três fugas este ano. A fuga na penitenciária de Bom Jesus, em que fugiram 17, mas nós já recapturamos 15, faltam apenas dois e vamos recapturá-los. Tivemos uma fuga na CDP [em Altos] e, de seis, recapturamos quatro. A última foi na cidade de Parnaíba, com três, e nós estamos com o serviço de inteligência a postos para fazer essas recapturas. Temos apenas sete fugitivos fora do sistema, esses que empreenderam fuga este ano de 2024”, pontuou o gestor.

O secretário ressaltou também que os 200 aprovados no concurso da Polícia Penal devem se formar em fevereiro do próximo ano e serem nomeados imediatamente.

“Acredito que no mês de fevereiro do próximo ano estaremos formando esses 200 e, com a garantia do governador, nomeá-los imediatamente. Estamos precisando muito, esse é um profissional importante dentro do sistema de cumprimento de pena”, finalizou.

Veja mais: 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais