Cidadeverde.com

Webinário sobre saúde mental vai discutir Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Piauí

Imprimir

Foto: Freepik

Imagem ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da diretoria de Atenção à Saúde Mental, realizará um webinário em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento com o tema "Manicômios Nunca Mais", ocorrerá na segunda-feira, 20 de maio, a partir das 18h, e será transmitido virtualmente.

Comemorado em 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial visa defender os direitos das pessoas com sofrimento mental, desafiando a ideia de isolamento em tratamentos considerados obsoletos. O movimento destaca a importância de valorizar a dignidade e a humanidade dessas pessoas, promovendo tratamentos que respeitem seus direitos e autonomia.

No Piauí, a Sesapi, por meio do Serviço Minutos Pela Vida, oferece suporte emocional a indivíduos em sofrimento extremo. Este serviço, que pode ser acessado gratuitamente pelo telefone 0800 280 2882, funciona das 8h às 18h, nos turnos da manhã e da tarde, oferecendo uma escuta qualificada e apoio necessário.

O webinário "Manicômios Nunca Mais" contará com a participação dos palestrantes, Lúcia Cristina dos Santos Rosa, docente do departamento de Serviço Social e PPGPP da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Otacílio Nétto, conselheiro estadual de Saúde e professor colaborador do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da UFPI.

“Este evento representa um importante espaço de discussão e conscientização sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental, reafirmando o compromisso com a luta antimanicomial e a promoção de uma saúde mental digna e humanizada”, destaca Julianne Alencar, gerente de Saúde Mental da Sesapi

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais