Cidadeverde.com

G20: evento internacional garante ocupação máxima em hotéis da capital

Imprimir

Foto: MDS/Divulgação

Por Marina Sérvio e Tiago Melo (TV Cidade Verde) 

O setor de hotelaria de Teresina começa a registrar nesta segunda-feira (20) uma movimentação atípica, com ocupação superior a 90% do número de vagas disponíveis e alguns hotéis chegando à ocupação máxima, especialmente de hoje até quinta-feira (23).

A informação foi confirmada por Caroline Uchoa, empresária e diretora da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Piauí (ABIH-PIAUÍ), durante entrevista à TV Cidade Verde.

O fluxo atípico está diretamente relacionado com a Força-Tarefa de Combate à Fome e à Pobreza do G20, que acontece em Teresina entre 22 e 24 de maio. Hoje (20) já acontece o primeiro ato, o G20 Social, que antecede a reunião da força-tarefa.

“Nós temos que levar em consideração que estamos recebendo autoridades de diversos países. Então, logicamente, é necessário existir uma preparação. O lado bom é que este evento tem uma organização preparada; já estamos conversando há vários meses, preparando a estrutura para poder receber da melhor forma possível”, afirma Caroline Uchoa.

Entre os desafios para o ramo de hotéis está o fato de o evento reunir representantes 54 delegações de diversos países, que se comunicam em várias línguas, como o inglês, idioma oficial do evento, além do espanhol e mais.

“A gente já tem que ter uma equipe preparada, até pela demanda habitual dos hotéis, mas o lado bom dessa organização é que eles já estão, inclusive, enviando para alguns hotéis com demandas do G20 equipes de apoio e suporte com a característica de serem bilíngues”, conta a diretora da ABIH-PIAUÍ.

Caroline afirmou ainda que a demanda aumentou e alguns hotéis devem chegar a 100% de ocupação nesta terça-feira (21), mantendo esse patamar até pelo menos quinta-feira (24), quando acontece o último dia da Força-Tarefa de Combate à Fome e à Pobreza do G20.

G20 Social começa hoje (20)

O G20 Social começa hoje (20) em Teresina para debater políticas de combate à fome e levar as contribuições da sociedade civil ao tema, com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e de outras autoridades. O evento acontecerá na FIEPI (Federação das Indústrias do Estado do Piauí).

Leia mais:

Wellington Dias abrirá a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordará propostas a serem levadas ao G20.

Também participa do evento a secretária extraordinária de combate à fome e à pobreza do MDS, Valéria Burity, além de outras autoridades.

Ainda no mesmo dia, o pesquisador Antônio Claret apresentará uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza".

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) ainda deve participar, ao lado do governador do estado, Rafael Fonteles, da reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais