Cidadeverde.com

Satélite e Gurupi são bairros com maior índice de infestação de mosquito da dengue, diz Zoonoses

Imprimir

Foto: TV Cidade Verde

Por Roberto Araujo

Os bairros Satélite e Gurupi, na zona Leste de Teresina, são os bairros que mais registram infestação de mosquito da dengue, segundo levantamento da gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

O gerente de Zoonoses, Marlon Castelo Branco, disse em entrevista à TV Cidade Verde nesta quarta-feira (22) que a zona Leste de Teresina é a área que mais registra focos de dengue na capital.

"Aqui hoje em Teresina, temos a zona Leste que está com a maior incidência de casos de dengue (...) a gente pode citar por exemplo que o Satélite e o Gurupi, que têm índices muito alto de infestação", disse.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

O gerente citou, ainda, que tem sido feitas parcerias com as SAADs para viabilizar a limpeza pública dos bairros. 

"A gente tem feito parcerias com as SAADs porque nossos agentes de endemias fazem visitas domiciliares, identificando os focos, no entanto, a limpeza das ruas e dos logradouros públicos são muito importantes no combate à dengue", citou.

Foi confirmada nesta quarta que a morte da médica pediatra Laysa Geovana Soares Vilarinho Lira, de 47 anos, foi a 11ª confirmada por dengue no Piauí e a segunda em Teresina. A primeira morte pela doença na capital foi do próprio filho dela, Rafael Lira Matias, de 5 anos. De acordo com o painel do Ministério da Saúde, Teresina registra 3.488 notificações da doença, sendo 2.420 confirmadas. Destes, 14 casos são considerados graves.

Foto: Arquivo pessoal

Vacinação em baixa

Apesar da alta de casos de dengue em todo o Piauí, a vacinação segue tendo uma procura baixa em Teresina e nos outros municípios do interior onde já tiveram início as campanhas de imunização contra a doença. As vacinas estão sendo aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. 

Os municípios dos territórios Entre-Rios e Chapada das Mangabeiras já iniciaram suas campanhas de imunização. De acordo com a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems), Leopoldina Cipriano, que é secretária de Saúde de Miguel Alves, todos os municípios já iniciaram suas campanhas de vacinação, mas a procura está sendo baixa.

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) cita que o número de aplicações de doses está acontecendo no ritmo esperado, e que está no aguardo para que novas doses sejam disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: