Cidadeverde.com

Ítalo Costa recebe título de cidadania teresinense da Câmara e fala sobre emendas para FMS

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Italo Costa recebeu nesta sexta-feira (24), o título de cidadão teresinense. A proposição foi feita pelo líder do prefeito, Luís André (PL). 

Italo Costa é natural de Iguatu, no Ceará, e assumiu a FMS no final do ano passado em meio à uma grave crise na saúde, que culminou na retirada de equipamentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). 

Autor da proposta, Luís André disse que o médico não pode ser penalizado por erros que teriam sido cometidos em gestões anteriores. 

“Ele assumiu a FMS há cinco meses, fez um trabalho brilhante, não pode ser prejudicado por ações das gestões anteriores. Hoje é um dia de alegria aqui, porque por onde ele passou deixou uma marca de transparência, eficiência e moralidade e por isso que estamos homenageando ele aqui hoje”, disse. 

Na Câmara, vereadores chegaram a avaliar a possibilidade de convocar Italo Costa para uma audiência pública, após auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) na FMS. 

Emendas da saúde

Vereadores também têm demonstrado a insatisfação com a execução de emendas que teriam destinado para a área da saúde.

O presidente da FMS garantiu que as emendas estão sendo liberadas. O Cidadeverde.com apurou que emendas de dois parlamentares nos valores de R$ 800 mil e R$ 400 mil já foram executadas. 

Italo Costa também destacou qual a prioridade da gestão nos gastos com a saúde. 

“Nosso diálogo já está há mais de três meses sobre essa pauta de emendas municipais e, principalmente emendas voltadas para o fortalecimento da assistência farmacêutica e para a reforma e manutenção predial das nossas estruturas”, declarou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais